A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (13), em segundo turno, a Proposta de Emenda à Constituição 1/2022, conhecida como PEC dos Benefícios ou ‘PEC Kamikaze’. Foram 469 votos favoráveis, 17 votos contrários e 2 abstenções. Falta a análise dos destaques, que são alterações ao texto.
O debate em 2° turno foi iniciado após o plenário dispensar intervalo regimental para acelerar votação da PEC. Para chegar no plenário da Câmara, a matéria precisou passar pela aprovação do Senado também em dois turnos, e depois, por comissão especial na Câmara.
A aprovação da proposta em segunto turno ocorreu depois de uma manobra feita pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), para garantir a votação da matéria. Nesta quarta, Lira decidiu que a votação da PEC seria feita de forma virtual. Dessa forma, os deputados puderam marcar presença no plenário e votar por meio de um aplicativo, o Infoleg.
Aprovada pelo Senado, a PEC dos Benefícios foi apensada à PEC dos Biocombustíveis. Ambas são relatadas pelo deputado federal Danilo Forte (União Brasil-CE).