sexta-feira 4 de outubro de 2024
Foto: Reginaldo Ipê
Home / NOTÍCIAS / Câmara de Salvador recebe placa comemorativa da ‘Casa da Moeda’; saiba mais
sexta-feira 4 de outubro de 2024 às 06:30h

Câmara de Salvador recebe placa comemorativa da ‘Casa da Moeda’; saiba mais

NOTÍCIAS


A Câmara Municipal de Salvador recebeu, nesta última quinta-feira (3), em cerimônia no Salão Nobre, a placa comemorativa da Casa da Moeda da Bahia. A homenagem ao Legislativo Municipal integra as comemorações dos 100 anos da Sociedade Numismática Brasileira (SNB), numa parceria com o Museu Eugênio Teixeira Leal.

Entregue pelo vice-presidente da SNB, Bruno Pellizzari, a placa foi recebida pelo diretor Legislativo, Carlos Cavalcanti Neto, juntamente com o diretor de Comunicação Osvaldo Lyra, e na presença da supervisora do Memorial da Câmara, Rosângela Esteves, e da diretora executiva do Museu Eugênio Teixeira Leal, Eliene Dourado Bina. Antes, o grupo fez uma visita ao Memorial da Câmara, que será o guardião da placa comemorativa.

O vice-presidente da SNB, falou sobre a importância de Salvador na economia do pais: “Salvador foi a segunda cidade que mais produziu dinheiro em toda a nossa história, hoje nosso dinheiro é feito no Rio de Janeiro, na Casa da Moeda do Brasil. Salvador produziu toneladas de moedas de ouro, prata e cobre, identificadas pela letra B, de Bahia que circularam por todo o país, influenciando a economia do Brasil inteiro desde a época Colonial e o período Imperial. A Casa da Moeda aqui funcionou de 1695 até 1831”.

Durante a cerimônia de entrega Bruno Pellizzari enfatizou o motivo da Câmara Municipal de Salvador estar recebendo a placa: “Essa placa é comemorativa à Casa da Moeda da Bahia, ela resgata a história da Casa da Moeda no ano do nosso centenário. A ideia é que ela seja custodiada pela Câmara até que possa ser fixada no local exato onde um dia foi a Casa Moeda para resgatar a história desse local”.

Ele falou ainda sobre a exposição de moedas que a SBN está promovendo no Pelourinho: “Esse ano a Sociedade Numismática Brasileira completa 100 anos, e em comemoração desenvolvemos um projeto que se chama ‘SNB Resgatando as Casas Cunhadoras’, estamos realizando um evento aqui no Pelourinho em parceria com o Museu Rio de Janeiro, que acontece entre hoje e amanhã, incluindo uma exposição de moedas cunhadas aqui na cidade”.

Carlos Cavalcanti Neto, diretor Legislativo da Câmara, recebeu a placa do vice-presidente da SNB, e declarou: “É uma honra para a Câmara receber essa placa e eu quero agradecer ao Presidente Carlos Muniz, que me deu a missão de recebe-la da Sociedade Numismática Brasileira. Essa placa representa um momento histórico para a cidade e para a Câmara, agora documentada, muito mais lastreada de história, mais um motivo para a população visitar nosso memorial, onde a placa estará exposta”.

Museu Eugênio Teixeira Leal

Para marcar o centenário da Sociedade Numismática Brasileira (SNB), comemorado em São Paulo, no mês de janeiro, estão sendo realizados seminários em cidades brasileiras que funcionaram como casas cunhadoras. Salvador foi uma delas e está sediando o seminário nos dias 3, 4 e 5 de outubro, no Museu Eugênio Teixeira Leal e no Instituto Geográfico e Histórico da Bahia.

“Em agradecimento à Sociedade Numismática Brasileira, pelos benefícios recebidos e por nos aceitarem como sócios, nós, do Museu Eugênio Teixeira Leal, aproveitamos a oportunidade do seminário de resgate das casas cunhadoras e também realizamos, na quarta-feira (2), uma homenagem pelo centenário”, explicou Eliene Dourado Bina, diretora executiva do museu.

Sobre a SNB

A Sociedade Numismática Brasileira é uma instituição centenária, fundada no dia 19 de janeiro de 1924, em São Paulo. É uma entidade civil, sem fins lucrativos, mantida por seu corpo de associados, que atualmente conta com cerca de 1.000 membros no Brasil e no exterior, tendo como finalidade exclusiva a promoção e desenvolvimento da Numismática, que é a ciência que estuda as moedas, cédulas, medalhas, fichas e qualquer objeto monetiforme. Foi reconhecida de utilidade pública em 1951, por meio da Lei Estadual nº 1.342 de 11 de dezembro de 1951 e está inscrita no Ministério da Cultura sob o nº 35.002.588/87-41. É a maior associação do tipo da América Latina e uma das maiores do mundo.

Veja também

Eleições 2024: TSE aprova tropas federais para novos municípios

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou nesta quinta-feira (3) novas autorizações de envio de militares …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!