segunda-feira 24 de junho de 2024
Foto: Antonio Queirós
Home / DESTAQUE / Câmara de Salvador realiza a abertura da segunda edição do Parlamento Jovem
terça-feira 28 de maio de 2024 às 10:37h

Câmara de Salvador realiza a abertura da segunda edição do Parlamento Jovem

DESTAQUE, NOTÍCIAS


A segunda edição do Parlamento Jovem foi aberta na segunda-feira (27), no Centro de Cultura da Câmara Municipal de Salvador. O início da programação reuniu o 1º secretário da Câmara Municipal de Salvador, vereador Isnard Araújo (PL), a diretora da Escola do Legislativo Péricles Gusmão Régis, vereadora Marta Rodrigues (PT), e o desembargador Pedro Rogério Castro Godinho, do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). A programação da edição 2024 do Parlamento Jovem segue nesta terça (28) e quarta-feira (29).

“Estou no meu quinto mandato consecutivo, mas creio que a renovação é algo muito importante na política. E já estão aparecendo novos bons nomes na política. E esses jovens que estão aqui estão exercendo a cidadania, e, portanto, são diferenciados”, disse Isnard Araújo.

O desembargador Pedro Rogério Castro Godinho ressaltou que os jovens são o futuro do país. “E, por isso mesmo, precisam estar engajados, com essa experiência, vocês entendem a arte de votar e de serem votados. E aqui também têm noções de como é a vida de um parlamentar, que não é fácil. Com essa experiência no Parlamento Jovem, vocês também entenderão os papéis de um vereador, como, por exemplo, a fiscalização do Executivo Municipal”, frisou.

Já a vereadora Marta Rodrigues agradeceu a parceria com a Escola Judiciária Eleitoral da Bahia. “Esses jovens, no futuro, estarão assumindo a política. Acho interessante que desses 43 estudantes que estão participando desse projeto, a maioria é formada por mulheres. O Parlamento Jovem tem como objetivo proporcionar a esses alunos uma prática de cidadania e democracia através do envolvimento nas atividades do Poder Legislativo”, avaliou a parlamentar.

Programação

No primeiro dia, na segunda-feira (27), a programação da edição 2024 do Parlamento Jovem, foi aberta com a recepção dos jovens estudantes e apresentação das atividades, no Centro de Cultura da Câmara. Na sequência, houve a diplomação dos 43 jovens vereadores pelo TRE, seguida de posse. A tarde foi encerrada com a palestra Cidadania e Direitos Humanos.

Nesta terça-feira, às 14h, no auditório do Museu Nacional de Cultura Afro-Brasileira (Muncab), as atividades terão início com uma mesa-redonda sobre processos parlamentares, seguida de oficina de elaboração de projetos legislativos e eleição da Mesa Diretora do Parlamento Jovem.

Na quarta-feira, às 14h, os jovens farão uma visita ao Memorial da Câmara e ao Paço Municipal. Às 15h, acontece a sessão do Parlamento Jovem, no Plenário Cosme de Farias, onde a programação será encerrada às 17h.

Parlamento Jovem

O Parlamento Jovem é uma iniciativa da Escola do Legislativo Péricles Gusmão e foi idealizado pela vereadora Marta Rodrigues. Os participantes têm a oportunidade de imergir nas funções e nos trabalhos dos vereadores na Câmara Municipal de Salvador. O projeto conta com a realização de oficinas para fazer com que os jovens tenham preparo legislativo o suficiente para encerrarem com êxito o projeto, na Sessão Final de Diplomação dos Jovens Vereadores.

A Mesa do evento foi composta também pelos vereadores Anderson Ninho (PDT) e Débora Santana (PDT); Anderson Alves, da Coordenação de Políticas Para a Juventude do Governo do Estado da Bahia; e Diana Furtado Caldas, da Defensoria Pública Geral do Estado da Bahia.

Veja também

Pesquisadores ouvem comunidades sobre avanço da água salgada no São Francisco

Agentes da Embrapa promoveram, na última quarta-feira (19), em Brejo Grande, Sergipe, uma reunião para …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!