Uma cidade que preserva a história de seus heróis faz prosperar a cultura no presente e no futuro. É com esse entendimento que a Câmara vai homenagear João de Deus, Lucas Dantas, Manuel Faustino e Luiz Gonzaga, mártires da Revolta dos Búzios. Fortalecendo esse resgate histórico, o presidente da Câmara de Salvador Geraldo Júnior (SD) participou nesta última quarta-feira (21) da reunião para tratar do assunto com a vereadora Marta Rodrigues (PT), o cineasta Antonio Olavo e o líder comunitário Raimundo Bujão, no Salão Nobre.
O encontro, conforme a vereadora Marta Rodrigues, serviu para definir as ações que serão colocadas em prática pela Câmara para lembrar os 220 anos (1799 – 2019) do enforcamento dos mártires da Revolta dos Búzios.
“Vamos lembrar os nossos heróis que saíram desta Casa, pois aqui era a Câmara e a cadeia, e foram enforcados na Praça da Piedade. Faremos também uma audiência no dia 28 e no dia 8 de novembro realizaremos uma sessão especial, além de caminhada da Praça da Piedade à Câmara, simbolizando a entrega desses mártires à Câmara”, informa Marta Rodrigues.
Além dessas ações, haverá a doação ao Memorial da Câmara de um quadro com as imagens dos enforcados e texto informativo sobre a Revolta dos Búzios. “Essa peça fará parte do acervo permanente”, acrescenta Marta.
O presidente Geraldo Júnior deu total apoio à iniciativa. Ele vai ser o interlocutor junto à Prefeitura. As pastas de Educação e Cultura serão informadas. “Queremos fazer uma grande festa de resgate da história de Salvador”, afirma Geraldo Júnior.