“Existem mulheres fortes e mulheres que ainda não descobriram sua força. Ivana descobriu há muito tempo e com bravura e coragem vai marcar para sempre a história do Brasil”. As palavras do presidente da Câmara Municipal de Salvador, vereador Geraldo Júnior (SD), foram dirigidas à chefe da Procuradoria Federal na Bahia, procuradora Ivana Couto Reis, na sessão solene de outorga da Comenda Maria Quitéria. A atividade foi proposta e conduzida pelo presidente da Casa na manhã desta última quarta-feira (20), no Plenário Cosme de Farias.
“Foi uma honraria concedida por unanimidade à procuradora-chefe, reforçando o reconhecimento desta Casa à sua atuação em defesa da sociedade”, pontuou o vereador Luiz Carlos Suíca (PT). O vereador Kiki Bispo (PTB) também prestigiou a sessão solene.
A Comenda Maria Quitéria é entregue às mulheres que se destacam em atividades em benefício da cidade de Salvador ou ao estado da Bahia. “Prometo me esforçar para honrar a homenagem que recebi hoje e trabalhar para um dia estar à altura dela. Receber a Comenda Maria Quitéria dá uma responsabilidade muito grande. Você tem que se manter firme na luta e nunca vacilar”, disse a procuradora-chefe em seu agradecimento.
Ivana Couto Reis dedicou a honraria à mãe, Wanda Maria Couto Reis, a quem classificou como a maior guerreira da sua vida. “Se não fosse ela, eu não estaria aqui hoje”, destacou. A procuradora-chefe da Procuradoria Federal na Bahia nasceu em Salvador. Formada em Direito pela Universidade Federal da Bahia, é pós-graduada em Direito Público pela Universidade de Brasília (UNB) e mestranda em Ciência da Informação. Já atuou na advocacia da Caixa Econômica Federal, foi procuradora da Fundação Nacional dos Índios (Funai) e foi por cinco anos procuradora-chefe da Procuradoria Federal de Minas Gerais.
Garra e fibra
O procurador-chefe da Procuradoria da União na Bahia, Reinaldo Couto Filho, disse que Ivana Couto Reis é uma profissional de muito valor e competência. “É uma mulher de muita garra e fibra. Sempre grande parceira na defesa da sociedade. Destaco seu emprenho na defesa do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS). O cidadão está protegido pelo esforço de Ivana em defender os beneficiários”, disse Reinaldo Couto Filho.
“Ivana é uma mulher com uma história de vida cheia de lutas e que inspira. Ao mesmo tempo em que ela supera e enfrenta, tem carisma para agregar. Dentro da Procuradoria Federal tem uma atuação forte e competente”, afirmou a vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-Bahia), Ana Patrícia Leão.
Ivana Couto Reis foi conduzida ao plenário pelas irmãs Aline e Fernanda Couto Reis e pela sogra Magali de Souza. O presidente da Casa fez a entrega da comenda juntamente com a mãe da homenageada, o esposo Marco Túlio Moreira de Souza e a filha Maria Tereza.
Além dos já citados, a mesa da sessão solene foi composta pelo coronel aviador Ivan Karpischin, pelo comandante geral da Polícia Militar da Bahia, coronel Anselmo Brandão, e pelo procurador federal Nilson Guimarães.