segunda-feira 24 de junho de 2024
Foto: Divulgação
Home / NOTÍCIAS / Câmara de Salvador homenageia os 30 anos da Ação Cidadania
segunda-feira 20 de novembro de 2023 às 09:23h

Câmara de Salvador homenageia os 30 anos da Ação Cidadania

NOTÍCIAS


A Câmara Municipal de Salvador homenageou na última segunda-feira (13) o trabalho realizado pela Ação Cidadania, que completa 30 anos em 2023. A sessão especial, promovida pelo vereador André Fraga (PV), aconteceu no Plenário Cosme de Farias.

Na ocasião, também ocorreu o pré-lançamento do projeto Natal Sem Fome 2023, que também completa 30 anos de realização nacional e 20 anos em Salvador. O evento foi aberto ao público, que levou doações de alimentos não perecíveis para serem distribuídos durante a campanha.

“A Ação Cidadania é referência em credibilidade na luta pelo fim da desigualdade social. Precisamos valorizar ações como essas, que trazem dignidade e vida para as pessoas. Afinal, não tem como construirmos um Brasil sustentável com pessoas passando fome, sem ter o básico para sobreviver”, afirmou André Fraga.

Fundada pelo sociólogo e ativista dos direitos humanos, Herbert de Souza, o Betinho, a Ação Cidadania é uma instituição social com o objetivo de combater a fome e a desigualdade socioeconômica. Além do Natal sem Fome, a organização promove também o Carnaval Sem Fome. Só em Salvador, essas iniciativas arrecadaram 3,8 mil toneladas de alimentos não perecíveis, que foram distribuídos para a população carente da Bahia e entregues a mais 500 instituições beneficentes.

O Brasil sem Fome, outra campanha de destaque da organização, distribuiu, durante a pandemia, mais de 800 toneladas de alimentos só na Bahia. Foram beneficiadas pessoas em situação de vulnerabilidade e impactadas pela covid-19.

No Natal sem Fome, a instituição já distribuiu mais de 50 mil toneladas de alimentos em todo o Brasil. Isso totaliza 5,2 milhões de cestas básicas que beneficiaram mais de 25 milhões de pessoas.

Comitê Salvador

A Ação da Cidadania Contra a Fome, a Miséria e Pela Vida – Comitê Salvador, completa 20 anos em 2023. Em 2003, ocorreu a primeira campanha Natal sem Fome na Bahia, e desde então, o comitê continua uma luta por um estado solidário e cidadão. Além disso, novas campanhas, como o Carnaval sem Fome, foram criadas durante essas 2 décadas.

Nesse período, foram arrecadadas 2,6 mil toneladas de alimentos com o Natal sem Fome e 1,2 mil toneladas no Carnaval sem Fome, totalizando 3,8 mil toneladas. Esses alimentos foram distribuídos para a população carente do estado e entregues a mais 500 instituições beneficentes.

O Comitê Salvador da Ação Cidadania também realiza outras campanhas esporádicas contra a fome, como o Brasil sem Fome.

Veja também

Alckmin comemora dados de produção agroindustrial em abril

O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) comemorou neste último sábado (22) dados divulgados pelo Centro de …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!