A Câmara homenageou com o Título de Cidadão de Salvador o advogado Antonio Maria Porpino Peres Júnior, que também ocupa o cargo de cônsul-geral honorário da Romênia na capital baiana. A honraria foi entregue virtualmente, na manhã desta última terça-feira (29), em sessão solene requerida e conduzida pela vereadora Ana Rita Tavares (PT).
Antonio Maria Porpino Júnior nasceu em Niterói, no Rio de Janeiro, em 1971. Formado em Direito pela Universidade Católica do Salvador (Ucsal), o novo cidadão soteropolitano tem pós-graduação em Direito Imobiliário e Direito Processual Civil. Também fez o curso Executive MBA, pelo Instituto de Empresas Business School, em Madri, na Espanha.
“Esse é um momento muito importante para nossa querida Salvador. Antonio Maria Porpino Peres Júnior é um grande amigo e vive aqui em nossa cidade há mais de 30 anos. Devo dizer a todos que é um homem ético e comprometido. Uma pessoa humana e fraterna. Não tenho dúvida que essa homenagem é mais que merecida. Além de tudo é um grande defensor dos animais”, enfatizou Ana Rita Tavares em seu discurso de saudação.
Uma pátria
Em seu discurso de agradecimento, Antonio Maria Porpino Júnior considerou Salvador “uma pátria” ao ressaltar o acervo multicultural da capital baiana. Lembrou ainda que é uma cidade acolhedora e os espanhóis são testemunhas dessa vocação.
Falando como cônsul-geral honorário da Romênia em Salvador, observou também que “os romenos são os soteropolitanos do leste europeu”.
“Primeiro gostaria de agradecer pela homenagem desta nobre Casa. É honroso e comovente para mim receber esse título. Tenho muito orgulho pelo trabalho que Ana Rita exerce como vereadora e na defesa dos animais. Meus sinceros e humildes agradecimentos”, disse emocionado Antonio Maria Porpino Júnior.
Acompanharam a sessão virtual Flávio Mendes Bitelman, cônsul da Moldávia em São Paulo, Miriam de Almeida Souza, cônsul da Grécia em Salvador, dentre outras autoridades.