segunda-feira 23 de dezembro de 2024
Foto: Valdemiro Lopes
Home / NOTÍCIAS / Câmara de Salvador aprova projetos de vereadores da Ordem do Dia
quarta-feira 26 de maio de 2021 às 18:35h

Câmara de Salvador aprova projetos de vereadores da Ordem do Dia

NOTÍCIAS


A Câmara aprovou projetos de resolução e indicação, moções e requerimentos da Ordem do Dia, na tarde desta quarta-feira (26), durante a 18ª Sessão Ordinária da 19ª Legislatura. O Projeto de Lei nº 136/21, de autoria do Executivo, que trata da desafetação e alienação de terrenos pertencentes à Prefeitura Municipal de Salvador, foi retirado da pauta a pedido do bloco de oposição.

Ainda na sessão semipresencial conduzida pelo presidente Geraldo Júnior (MDB) a partir do Plenário Cosme de Farias, os vereadores fizeram registros sobre temas variados, com destaque para pedidos de inclusão de outras categorias na vacinação contra a Covid-19.

Conforme o presidente Geraldo Júnior, a bancada de oposição pediu para o Projeto de Lei nº 136/21 não ser votado na sessão desta semana. O bloco de oposição entende que a matéria pode ser aprimorada com emendas dos pares. Ainda na sessão ordinária, o presidente levantou a bandeira em defesa da vacinação contra a Covid-19 dos jornalistas, sendo acompanhado pela vereadora Débora Santana (Avante) e outros parlamentares.

A aprovação do projeto de indicação para a vacinação contra a Covid-19 dos motoristas por aplicativos e taxistas marcou o registro do vereador Átila do Congo (Patriota). Por sua vez, o vereador Orlando Palhinha (DEM) fez apelo ao prefeito Bruno Reis e ao secretário da Saúde, Leo Prates, para a inclusão dos trabalhadores de supermercados na categoria prioritária de vacinação. Uma indicação nesse sentido, de sua autoria, já foi aprovada na Casa.

O vereador Tiago Ferreira (PT) registrou a instalação da Comissão de Combate à Fome e Vulnerabilidade Social, “que terá papel fundamental no acompanhamento da aplicação dos recursos públicos do município para a área social”. O parlamentar também falou da distribuição em Salvador de quentinhas pelo Partido dos Trabalhadores.

Ação Social

Em seu pronunciamento, o vereador Leandro Guerrilha (PL) destacou a criação da Comissão de Ação Social. Sobre a atuação do colegiado, observou que “a ajuda tem que ser de forma consciente e com procedimentos para evitar a proliferação da Covid-19”.

O vereador Augusto Vasconcelos (PCdoB) pediu a inclusão dos bancários e outras categorias consideradas essenciais no programa nacional de vacinação. “Nosso desejo é a vacinação de todo mundo e o mais rápido possível”.

Indignada com um pronunciamento do presidente da Fundação Palmares, Sérgio Camargo, que criticou Carlos Marighella, a vereadora Maria Marighella (PT) apresentou uma moção de repúdio que teve adesão dos pares da bancada de oposição.

A vereadora Marta Rodrigues (PT) registrou “mais um assassinato no Quilombo Rio dos Macacos”. No seu entendimento, uma decisão da Justiça para o compartilhamento do rio pode agravar o conflito na localidade e que envolve a Marinha.

O vereador Sílvio Humberto (PSB) reforçou o posicionamento da colega. Durante o processo de votação das matérias da Ordem do Dia, pediu para o seu Projeto de Indicação nº 266/21 sair da pauta.

Antes da abertura dos trabalhos, o presidente Geraldo Júnior saudou o vereador Carlos Muniz (PTB), que se recuperou da Covid-19.

Veja também

Deputados têm reembolso recorde da Câmara por gastos particulares; confira o ranking

O valor usado por deputados federais para abastecer aviões particulares bateu o recorde neste ano. …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!