No pleito do último domingo (15), foram escolhidos os 19 vereadores que ocuparão uma cadeira no plenário da Câmara Municipal de Barreiras para o mandato de 2021-2024.
Conforme o Mais Oeste, dos vereadores que encerrariam os mandatos neste ano, dez foram reeleitos, é o caso das vereadoras Dra. Graça (DEM), Beza (AVANTE) e Irmã Silma (REPUBLICANOS) e dos vereadores Eurico (REPUBLICANOS), Alcione Rodrigues (DEM), Hipolito (MDB), B.I. (PSD), João Felipe (DEM), Otoniel (PSD) e Sobrinho (MDB). (Foto ilustração: Câmara Municipal de Barreiras)
Renovação
Na dança das cadeiras que movimentou os votos nas urnas e proporcionou 47,37% de renovação na Câmara. Os eleitores barreirenses escolheram nomes novos para para o próximo mandato como os nomes de Carmélia da Mata (PP), Teteia Chaves (PP), Rodrigo do Mucambo (DEM), Adriano Stein (PP), Rider Castro (DEM), Dr Sileno (PSD), Yure Ramon (MDB), Valdimiro (PODE) e Missionária Ivete Ricardi (AVANTE).
Mais mulheres eleitas
Nos últimos anos, o Brasil vivenciou amplos debates em torno de temas como assédio, aborto, maternidade, além de incentivar mais a participação da mulher na política. Existe até a lei que assegura uma porcentagem mínima de 30% e máxima de 70% a participação de determinado gênero em qualquer processo eleitoral vigente, porém esse mecanismo pouco tem contribuído para melhorar a atuação e a chegada das mulheres aos cargos do governo brasileiro.
Mas Barreiras pode ter segundo o Mais Oeste, ter começado a ver a importância da mulher na política municipal. A partir de janeiro de 2021, a Câmara de Barreiras terá mais mulheres no plenário. Neste ano, foram eleitas seis vereadoras, na eleição passada foram apenas três. Outro fato importante é que três eleitas em 2016, foram reeleitas.