O Dia Municipal do Rotary Club, celebrado anualmente em 23 de fevereiro, foi comemorado com uma sessão especial na Câmara Municipal de Salvador, na noite desta última quinta-feira (14). A atividade foi dirigida pelo vereador Maurício Trindade (DEM) que também destacou os 114 anos de fundação do Rotary Club e os 86 anos da instalação do grupo na Bahia.
“O Rotary é uma das mais importantes entidades sociais do mundo. Na Bahia, seus mais de mil membros fazem um trabalho social muito relevante. Neste momento, por exemplo, são responsáveis pela aquisição dos equipamentos da 13ª sala de cirurgia do Hospital Santo Antônio. É uma entidade que reúne grandes nomes da nossa sociedade”, pontuou o parlamentar.
“É um prazer participar desta sessão especial que destaca a importância do Rotary Club no mundo. Na Bahia, temos importante atuação na área humanitária, de educação, saúde e meio ambiente. Neste mandato o nosso lema é “Seja Inspiração” e, por isso, buscamos uma atuação destacada que inspire a sociedade”, disse a governadora do Rotary Club da Bahia, a professora Anaci Paim.
As festividades do Rotary este ano ficaram a cargo do Rotary Club Salvador Itapagipe. O presidente Silvino Bastos ressaltou o “espírito rotariano”, que une pessoas ao redor do mundo. “O Rotary Club nasceu através de Paul Percy Harris que acreditou que pessoas poderiam se juntar para ajudar umas às outras. E ao longo dos tempos, a entidade tem mostrado sua força em atuar em prol da sociedade”, pontuou o presidente.
O ex-vereador e membro do Rotary, Arnando Lessa, foi o autor do projeto de lei que instituiu o Dia Municipal do Rotary. “Eu trouxe para essa casa a discussão sobre o Rotary Club e sua importância para sociedade. É uma entidade que tem propósitos especiais como a erradicação da poliomielite no mundo”, defendeu Lessa.
Exemplo
“Recentemente, o Rotary Club da Bahia fez uma visita a Buenos Aires, confraternizando com os rotarianos de lá. Acompanhei essa visita e me aproximei da unidade aqui na Bahia. É uma entidade que tem um trabalho valoroso e forte”, disse o cônsul geral da Argentina, Pablo Virasoro.
Em Salvador e região metropolitana há 13 clubes. Um destes mantém uma escola de ensino fundamental e outra de ensino médio com cerca de três mil estudantes matriculados. Em Salvador, há uma unidade de saúde bucal móvel e um ônibus de atendimento à disposição do Hospital Martagão Gesteira.
Na Bahia, o movimento rotariano teve início em 1933 quando o primeiro clube foi fundado em Salvador. Hoje, no estado existem 51 clubes com 1.304 membros. O Brasil conta com 56.263 membros, sendo o terceiro país em volume de membros.
Além dos já citados, a mesa da sessão especial contou com a participação do juiz do trabalho Agenor Calazans.