Os motoristas que precisarem renovar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria B — que inclui automóvel, caminhonete, camioneta e utilitário — serão obrigados, a partir da próxima terça-feira (1°), a fazerem a coleta biométrica. O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) anunciou a mudança nesta quarta-feira (26).
Antes o procedimento era facultativo para esses condutores. Com isso, a identificação biométrica passa a ser exigida para todos os candidatos e condutores nos processos relativos à habilitação no DF. A autarquia começou a implantar a coleta biométrica em 4 de agosto de 2018 e, de forma gradativa, contemplou diversos processos relacionados à habilitação.
O cadastro biométrico é exigido para a renovação da CNH nas categorias A, AB, AC, AD, AE, C, D e E. Segundo o Detran, a regularização também é obrigatória para a abertura do processo de habilitação, reabilitação, transferência de unidade da federação, mudança ou adição de categoria.
Biometria
O procedimento de coleta e armazenamento da biometria (fotografia, assinatura e impressões digitais) é realizado para a identificação de candidatos e condutores. O objetivo é garantir mais segurança e eficácia no processo de habilitação, pois reduz a possibilidade de fraudes e erros.