A BYD ampliou a família do Song no Brasil com uma opção topo de gama, chamada de Premium. O híbrido plug-in sai por R$ 299.800, com o valor bem mais elevado que as configurações Pro (a partir de R$ 189.800) e Plus (R$ 239.800).
Ele também é mais potente, o conjunto agrega o motor 1.5 turbo para entregar 324 cv de potência combinada e tração integral, frente aos demais, que têm 235 cv. A plataforma híbrida é composta pelo propulsor a gasolina, além de dois outros motores elétricos, um dianteiro de 204 cv e um traseiro de 163 cv. O trem de força permite sair da inércia e chegar a 100 km/h em 5,2 segundos.
A bateria equipada é a Blade de 18,3kW/h, que gera uma autonomia elétrica de 52km e total de até 690 km, segundo o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) do Inmetro. O tanque de combustível tem capacidade para até 57 litros.
Visual
O design, de forma geral, segue a proposta da linha, mas com um aspecto mais sofisticado. A frente tem linhas horizontais em vez da grade e conjunto óptico mais afilado. Enquanto isso na traseira, a proposta segue mais o desenho do Song Plus e com as lanternas unidas por uma faixa.
Em relação às medidas, são 4.775 mm de comprimento, 1.890 mm de largura, 1.670 mm de altura, entre-eixos de 2.765mm e um porta-malas de 574 litros. Ele é maior que o Song Plus, por exemplo, que tem 4.705 mm (c), 1.890 mm (l) e 1.680 mm (a).
Para a carroceria, a BYD reserva quatro cores: Branco, Cinza Claro, Cinza Escuro e Preto, além do interior nas opções Cinza Claro e Caramelo.
Interior
Para entrar no Song Premium, há o acesso com NFC (Near Field Communication ou, em português, Comunicação por Campo de Proximidade), onde é possível destravar o carro com um cartão ou até mesmo por um aplicativo no smartphone. Além disso, é possível ativar outras funções de forma remota, como ligar o veículo, acionar os faróis, ar- condicionado, destrancar as portas, ajustar a ventilação e o aquecimento/ventilação dos assentos.
Os ocupantes contam com uma tela multimidia giratória de 15,6”, carregamento sem fio para smartphones, conexão com internet, GPS integrado, controle automático de climatização de duas zonas, painel de instrumentos LCD Full-View de 12,3” e o Sistema de Cockpit Inteligente da BYD, com comandos de voz, atualizações de sistema Over-The-Air e um sistema de som com dez alto-falantes.
Há ainda aquecimento e ventilação, bancos dianteiros com ajustes elétricos (oito para motorista e quatro para passageiro). Atrás, estão saídas de ar-condicionado, duas portas USB (A e C), luzes de leitura, porta-objetos e teto solar panorâmico.
O motorista não precisa tirar os olhos do para-brisa, devido ao head-up display, que projeta a velocidade e informações do ADAS, no vidro da frente.
O modelo tem também com carregador portátil, como item de série, além do sistema VtoL (Vehicle to Load) que transforma a bateria em uma fonte de energia.
Segurança
O veículo adota o Sistema Avançado de Assistência ao Motorista (ADAS), que contempla controle de cruzeiro adaptativo, frenagem autônoma de emergência, assistente ativo de faixa, reconhecimento de placas de trânsito, sensor de ponto cego, alerta para abertura de portas, câmera 360o e alerta de tráfego cruzado.