Mais nova submarca da BYD, a FangChengBao (na tradução literal, “Fórmula Leopardo”) é voltada para modelos de luxo, sejam eles SUVs com capacidade off-road ou esportivos. Mas seu primeiro carro, chamado de Leopard 5, é um SUV com jeitão segundo reportagem de Henrique Rodriguez, da revista Quatro Rodas, de ‘Defender’ e está com lançamento no Brasil previsto para 2025.
O avanço mais recente foi o registro das suas patentes de design no país, nesta semana. A BYD também registrou o esportivo Yangwang U9 e o sedã com mesma plataforma, o U7. Ambos usam a plataforma E4 e têm quatro motores elétricos e 1.305 cv, mas nenhum está com lançamento no Brasil previsto.
Ainda falta saber se o nome ocidental do SUV da FangChengBao será Bao 5 ou sua tradução, Leopard 5. Mas isso não muda o fato de o SUV ter um sistema híbrido que soma até 680 cv e, ainda assim, garante até 1.200 km de autonomia nos padrões de medição da China.
O Leopard 5 é baseado na plataforma DMO, que combina dois motores elétricos, um de 270 cv e outro de 340 cv com um motor 1.5 turbo a gasolina com 197 cv. De acordo com a fabricante, o SUV entrega 680 cv e 77,5 kgfm. A bateria de 31,8 kWh garante autonomia para fazer o SUV rodar até 125 km sem gastar gasolina e pode ser recarregada em 16 minutos.
O consumo médio em modo híbrido é de 12,8 km/l, nada muito surpreendente. O segredo para a autonomia de 1.200 km é o tanque de combustível com 83 litros. Este primeiro carro da FangChengBao promete 0 a 100 km/h em 4,8 segundos.
Uma operação específica dos motores elétricos permite reduzir seu diâmetro de giro a apenas 3,4 m. Seus diversos modos de funcionamento aproveitam da melhor forma possível os três bloqueios de diferenciais e os ângulos de ataque (35°) e saída (32°), bem como sua suspensão adaptativa DiSus-P, que o permitiria até saltar e rodar em apenas três rodas. É a mesma suspensão dos Yangwang U7 e U8.
Com 4,89 m de comprimento, 1,97 m de largura, 1,92 m de alturar e 2,80 m de entre-eixos, o Leopard 5 poderia enfrentar os Defender 110, Ford Bronco e, principalmente, o Tank 500, da conterrânea GWM, que também está com lançamento no Brasil confirmado.
A lista de equipamentos do BYD Leopard 5 ainda inclui um head-up display com projeção colorida equivalente a 50 polegadas, quadro de instrumentos digital de 12,3 polegadas, tela adicional para o carona também com 12,3 polegadas, reconhecimento biométrico e sistema de som premium Devialet com 18 alto-falantes controlado pela central multimídia de 15,6 polegadas.
Na China, o BYD Fangchengbao Bao 5 tem preços que variam entre 289.800 e 352.800 yuans (R$ 200.560 a 236.805). No Brasil, o Bao 5 deverá custar pelo menos R$ 500.000.