A segunda edição do Fórum Empresarial de Salvador aconteceu nesta última terça-feira (30) na sede da Associação Comercial da Bahia (ACB), no bairro do Comércio. Promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec), o evento tem como objetivo incentivar a abertura para o diálogo entre o poder público e os diversos atores ligados à cadeia produtiva, fortalecendo o ambiente de negócios na capital baiana.
O Fórum, realizado desta vez em formato presencial, contou com a presença do prefeito Bruno Reis (DEM); da vice-prefeita e secretária de Governo (Segov), Ana Paula Matos (PDT); da titular da Semdec, Mila Paes; do presidente da ACB, Mário Dantas; e de demais empresários de diferentes setores. Na ocasião, o prefeito afirmou que a administração municipal tem reunido esforços para promover incentivos fiscais como a isenção da taxa de vistoria para táxis e mototáxis; redução em 50% do PLL para empresas de pequeno porte; redução do ISS em cadeia para eventos, um dos setores mais impactados na pandemia e também para as agências de turismo; instituição de DAM único para eventos; e concessão de desconto no IPTU e na outorga onerosa para a rede hoteleira, como parte do Proturismo.
Algumas das obras e projetos já prontos e que devem ser entregues em breve, citados pelo prefeito, foram o Polo de Economia Criativa, com previsão de entrega para janeiro, e o CredSalvador, um microcrédito para Microempreendedor Individual (MEI), informais e pequenos comerciantes, com aporte de R$10 milhões, cuja plataforma deve ser lançada na próxima semana. Ainda durante o encontro, a secretária Mila Paes falou sobre os três eixos do planejamento estratégico que serão trabalhados nos próximos anos. O primeiro deles é o Capital da Inovação e Desenvolvimento Inclusivo, que tem como uma das medidas a aplicação em 20% da quantidade de startups e redução do tempo de abertura das empresas para até dois dias.
O segundo eixo é o Capital da Modernidade e Sustentabilidade, que possui metas como ampliar a rede de conectividade com a criação de mil pontos de acesso em prédios públicos, requalificação de 20 quilômetros de orla, e concessão de legitimação fundiária, beneficiando 20 mil famílias. O terceiro eixo do planejamento a ser trabalhado é Capital da Eficiência, que traz metas fiscais e outras medidas como facilitar o acesso da população aos serviços públicos. O Fórum Empresarial de Salvador integra as ações do projeto de Melhoria do Ambiente de Negócios da Prefeitura, que envolve diversos órgãos para fortalecer e ampliar a economia local. A primeira edição do Fórum Empresarial ocorreu no final de julho passado, de forma on-line e a proposta da Semdec é que a realização se repita a cada três meses.