Após oscilações positivas, dentro da margem de erro do levantamento do Instituto Paraná Pesquisas, o prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), rompeu essa marca conforme Fernando Duarte, do Bahia Notícias, e atingiu 67,6% das intenções de voto entre os eleitores da capital baiana. No último levantamento, realizado há pouco mais de um mês, Bruno tinha 64% das intenções de voto.
O principal adversário do prefeito, o vice-governador Geraldo Jr. (MDB) oscilou positivamente dentro da margem de erro de 3,5%. O emedebista agora marca 12,5%, frente aos 11% registrados no mês de junho.
O levantamento, contratado por um consórcio formado entre o Bahia Notícias, a TV Aratu e a rádio Salvador FM, ainda mostra uma oscilação negativa de outros dois candidatos: Kleber Rosa (PSOL), que tinha 3,8% e agora marca 3%, e Victor Marinho (PSTU), que tinha 3,3% e agora tem 2,8%.
O número de eleitores que dizem não saber ou que optaram por não responder também oscilou para baixo: eram 6,4% em junho e agora somam 5,8%. O mesmo foi registrado com brancos, nulos ou que não votariam em nenhum dos nomes: 11,6% em junho e 8,4% em julho.
Espontânea
O cenário espontâneo, quando não são apresentados os nomes dos candidatos, o prefeito Bruno Reis aparece à frente dos demais citados. O gestor foi lembrado por 28,9% dos eleitores, enquanto o seu antecessor e padrinho político, ACM Neto (União), que não é candidato, por 5,4%.
O vice-governador Geraldo Jr. foi citado por 2,9% e os demais nomes, juntos, chegam a 1,3% de citações. Mais de 50% dos eleitores, nesse tipo de cenário, indicam não saber ou optaram por não responder, enquanto 11,4% indicam que votariam nulo, branco ou em nenhum nome.
A pesquisa ouviu 800 eleitores e possui margem de erro de 3,5%, para um intervalo de confiança de 95%. As entrevistas foram realizadas entre os dias 12 e 15 de julho e o registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) está sob protocolo nº BA-02875/2024.