O prefeito eleito Bruno Reis (DEM) anunciou na manhã desda nesta segunda-feira (28) os nomes que vão compor o seu secretariado a partir de sexta-feira (1º).
O anuncio aconteceu em evento no Hotel Wish, na região do Campo Grande, com transmissão simultânea nas redes sociais.
Confira a relação completa:
Secretaria de Governo (Segov) – Ana Paula Matos
Ana Paula Matos é professora, advogada, administradora e servidora concursada da Petrobras. Pós-graduada em Finanças Corporativas e mestre em Administração, pela UFBA, iniciou a trajetória na gestão municipal como diretora da Secretaria de Educação, em 2013. Ana Paula foi chefe de gabinete da vice-prefeitura e secretária das Prefeituras-bairro e de Promoção Social, cargo ocupado por duas vezes.
Secretaria da Fazenda (Sefaz) – Giovanna Victer
Giovanna Victer é gestora pública federal e preside o Fórum Nacional de Secretários de Fazenda e Finanças da Frente Nacional de Prefeitos. Mestre em Políticas Sociais e Planejamento, pela Escola de Economia de Londres (London School of Economics), Giovanna foi secretária de Planejamento e de Fazenda da Prefeitura de Niterói. Antes, atuou no Ministério das Cidades, nas áreas de saneamento e habitação, e no Ministério do Planejamento, no programa de Modernização da Gestão Pública Federal.
Secretaria Municipal da Reparação (Semur) – Ivete Sacramento
Ivete Sacramento é graduada em Letras Vernáculas, pela UFBA, e mestre em Educação, pela Université du Quebec à Montréal. Desde 2013, é secretária municipal da Reparação. Faz parte de diversos conselhos e comitês nacionais e internacionais de políticas públicas e ações afirmativas nas áreas étnico-raciais, LGBTQI+, educação, mulheres, desenvolvimento social, crianças, adolescentes e idosos. Ivete Sacramento traz experiências como reitora e professora titular da Universidade do Estado da Bahia. Ela também foi superintendente de Direitos Humanos, na secretária estadual de Justiça e Cidadania.
Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec) – Mila Paes
Mila Paes é graduada em Administração pela Faculdade Ruy Barbosa, cursou Arquitetura e Urbanismo na UFBA e tem pós-graduação em gestão financeira, controladoria e auditoria, pela FGV. Foi responsável pela coordenação técnica do programa “Salvador 360”, sendo também subsecretaria de Desenvolvimento e Urbanismo na Prefeitura de Salvador. No setor privado, exerceu atividades nas áreas de energia limpa, educação e infraestrutura.
Secretaria de Comunicação (Secom) – Renata Vidal
Renata Vidal iniciou a carreira como jornalista há 20 anos, na TVE. Foi chefe de reportagem e editora-chefe na Band, além de editora e coordenadora do núcleo nacional da Record Bahia. Vidal também coordenou a comunicação da Defensoria Pública do Estado da Bahia. Como consultora e media trainer, atendeu o partido Democratas, a Polícia Rodoviária Federal, o Ministério Público do Trabalho na Bahia, Goiás e Mato Grosso, entre outros.
Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) – Marise Chastinet
Marise Chastinet é graduada em Administração, pela Universidade Federal de Sergipe, com pós-graduação em Direito Administrativo, pela Universidade Federal da Bahia, e MBA em Gestão Portuária, pelo Senai Cimatec. Ao longo da trajetória profissional, a atual presidente da Agência Reguladora e Fiscalizadora dos Serviços Públicos de Salvador (Arsal) já ocupou cargos no Dnocs, na Assembleia Legislativa e na Codeba. Chastinet também foi assessora especial na Casa Civil e no Gabinete da Prefeitura de Salvador.
Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) – Fernanda Lordelo
Fernanda Lordelo é advogada, especialista em Direito e mestre em Bionergia. Atuou como coordenadora adjunta dos cursos de Direito e de Administração, assim como na Diretoria Acadêmica de Planejamento da Unifacs. Consultora em projetos sociais e educacionais, Fernanda é orientadora da Liga Acadêmica de Promoção da Igualdade e integra o Conselho de Respeito à Diversidade, Cultura da Paz e Direitos Humanos da Unifacs. Também é coordenadora do Centro de Cidadania e já atuou no Núcleo de Práticas Jurídicas da mesma instituição.
Secretaria Municipal de Sustentabilidade e Resiliência (Secis) – Edna França
Edna França é formada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb). Atuou no setor público, em Salvador, como gerente na Diretoria de Inovação Cidade Inteligente, na Secis, e como coordenadora de política para as mulheres, na SPMJ. Em Juazeiro, coordenou o posto do Sine-Bahia e foi superintendente de Serviços Públicos na prefeitura.
Procuradoria-geral do Município – Luciana Rodrigues
Luciana Rodrigues é formada em Direito pela UFBA e pós-graduada em Direito Processual Civil e Direito Público. É procuradora do Município de Salvador, cargo no qual ingressou por meio de concurso público. Atuou na assessoria jurídica da AGERBA e do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia. Desde 2013, exerce a função de Procuradora-Geral do Município.
Controladoria-geral do Município – Maria Rita Garrido
Maria Rita Garrido é formada em Ciências Contábeis pela Fundação Visconde de Cairu, com MBA Executivo em Gestão Pública e Controladoria. Servidora pública da carreira de Auditor Interno, é atualmente Controladora-Geral do Município e integra o Conselho Nacional de Controle Interno.
Casa Civil – Luiz Carreira
Luiz Carreira é formado em Administração Pública, pela UFBA, com pós-graduação em Administração Pública e mestrado em Geografia Humana e Organização do Espaço, na França. Carreira já foi secretário estadual de Planejamento e deputado federal por dois mandatos. No setor privado, ocupou o cargo de diretor-presidente da Bahia Terminais S.A. Desde 2014, é o titular da Casa Civil, na Prefeitura de Salvador.
Secretaria Municipal de Saúde (SMS) – Leo Prates
Leo Prates é engenheiro eletricista, com pós-graduação em Administração de Empresas, pela UFBA. O atual secretário de Saúde já foi titular da pasta de Promoção Social e Combate à Pobreza. Deputado estadual licenciado, Leo Prates presidiu a Câmara de Vereadores de Salvador, de janeiro de 2017 até dezembro de 2018.
Secretaria Municipal de Gestão (Semge) – Thiago Dantas
Atual titular da Secretaria de Gestão, Thiago Dantas é formado em Direito, pela UFBA, e atuou como advogado da União, lotado na Procuradoria no Espírito Santo, assim como na Consultoria Jurídica do Ministério da Defesa. Ele foi consultor jurídico, no Comando da Marinha, e analista processual, no Ministério Público da União. Dantas também foi nomeado como procurador da Fazenda Nacional. Ele integrou a Procuradoria do Município de Salvador, em 2011, ocupando a chefia da representação do órgão na Secretaria Municipal da Fazenda.
Secretaria Municipal da Educação (Smed) – Marcelo Oliveira
Marcelo Oliveira é engenheiro eletricista formado pela Escola Politécnica da UFBA, com especialização em Engenharia Econômica, pela Universidade Estácio da Sá, e mestrado em Administração, pela UFBA. Eleito prefeito de Mata de São João em 2012, Marcelo foi reeleito em 2016. Na mesma cidade, atuou como secretário de Administração, Finanças e Saúde. Também foi titular da pasta de Educação por cinco anos. Oliveira, no entanto, iniciou a vida profissional como professor de Física, no Instituto Social da Bahia, na segunda metade da década de 1970.
Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra) – Luiz Carlos de Souza
Luiz Carlos é formado em Administração, pela Universidade Dom Pedro (Unidom), e também em Gestão de Pessoas, pela Faculdade Maurício de Nassau. Eleito para o terceiro mandato como vereador, sendo o mais votado com 17.035 votos, ele atualmente ocupa o cargo de secretário de Comunicação da Câmara Municipal de Salvador.
Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esporte e Lazer (Sempre) – Kiki Bispo
O vereador Kiki Bispo é advogado, formado pela Ucsal. Reeleito para o terceiro mandato, Kiki é o atual vice-presidente da Câmara de Salvador, onde exerceu as funções de presidente da Comissão de Constituição e Justiça e de primeiro-secretário da Casa Legislativa.
Secretaria de Mobilidade (Semob) – Fabrizzio Müller
Fabrizzio Müller é economista, formado pela Ucsal, com experiência na iniciativa privada. O atual superintendente de Trânsito de Salvador é o responsável pelo planejamento e execução de políticas públicas destinadas ao setor, nos últimos oito anos, período em que Salvador alcançou uma redução de 54% no número de mortos em acidentes de trânsito, superando a meta estabelecida pela ONU.
Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) – João Xavier
João Xavier é graduado em Direito, pela Universidade Católica de Salvador. Dirigiu o Departamento das Unidades Descentralizadas do Detran Bahia. Até recentemente era o diretor-geral da Secretaria do Meio Ambiente do Estado da Bahia.
Secretário particular – Igor Dominguez
Igor Dominguez é formado em Administração de Empresas, pela Faculdade Jorge Amado, e em Direito, pela Faculdade Dois de Julho. Iniciou a trajetória no serviço público em 2003, atuando como assistente administrativo e agente de regulação na Agerba. Atualmente, é diretor-geral da Fundação Paulo Jackson, responsável pela TV e Rádio ALBA. Em 2011, quando o prefeito eleito Bruno Reis era deputado estadual, Igor o assessorou na Assembleia, onde também ocupou o cargo de diretor de planejamento.
Secretaria de Inovação e Tecnologia (Semit) – Samuel Araújo
Samuel Araújo é graduado em Administração de Empresas, pela Ucsal, e mestre em Finanças Corporativas, pela Unifacs. Foi diretor-presidente da Prodeb. Presidiu a Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep), onde ocupou os cargos de presidente do conselho e vice-presidente executivo. Também foi diretor administrativo e financeiro do Centro Internacional de Negócios da Bahia (Promo), empresa vinculada à secretaria estadual de Indústria, Comércio e Mineração.
Secretaria de Gabinete – Alberto Pimentel
Alberto Pimentel é empresário e administrador de empresas, com 20 anos de atuação na iniciativa privada. Foi secretário de Trabalho, Esportes e Lazer (Semtel), entre dezembro de 2018 e abril de 2020. Com experiência internacional em investimentos nos EUA, Pimentel também é secretário-geral do PSL na Bahia e presidente da sigla em Salvador.
Secretaria-geral de Articulação Comunitária e Prefeituras-Bairro – Luiz Galvão
Luiz Galvão é administrador, com especialização em Gestão Pública, pela FGV-SP. Ele é secretário-geral de Articulação Comunitária e Prefeituras-Bairro. Galvão já atuou como subchefe e chefe de gabinete da Prefeitura, além de ter sido o titular da pasta de Saúde.
Secretaria de Manutenção da Cidade (Seman) – Luciano Sandes
Luciano Sandes é formado em Engenharia Sanitária e Ambiental Urbana pela UFBA, e tem mestrado em Engenharia Ambiental e Urbana, pela mesma instituição de ensino. Atual secretário de Infraestrutura e Obras Públicas, além de diretor de Manutenção da Infraestrutura Urbana, na Seman, ele também atuou como Superintendente de Equipamentos Urbanos na Conder.
Secretaria de Cultura e Turismo (Secult) – Fábio Mota
Fábio Mota é advogado, historiador e pecuarista. Também pós-graduado em processo civil. Atual secretário de Mobilidade de Salvador, presidiu a Empresa de Limpeza Urbana do Salvador (Limpurb) e foi titular das pastas municipais de Serviços Públicos e de Urbanismo e Transporte. Atuou como advogado na Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), na Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia (FAEB), além de ter prestado serviço de consultoria jurídica ao setor privado. Exerceu o cargo de secretário Nacional de Programas de Desenvolvimento do Turismo (Ministério do Turismo) de 2011 a 2014.
Autarquias, Fundações, Empresas e Agência
Fundação Gregório de Mattos (FGM) – Fernando Guerreiro
Fernando Guerreiro é diretor teatral, economista e radialista. Ingressou na gestão pública em 2013, como presidente da Fundação Gregório de Mattos, onde reestruturou as políticas culturais de Salvador. Em 42 anos de carreira, como encenador, dirigiu os sucessos A Bofetada, Os Cafajestes, Vixe Maria, Deus e o Diabo na Bahia, entre outras 60 montagens. Atuou no monólogo “Revele” e apresenta, diariamente, o programa Roda Baiana, na Rádio Metrópole.
Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF) – Tania Scofield
Tania Scofield é graduada em Arquitetura e Urbanismo, pela UFBA, onde também concluiu o mestrado em Urbanismo. Tania Scofield é pós-graduada em Desenvolvimento Urbano, pelo Instituto de Pesquisa e Economia Aplicada (Ipea). Além de possuir experiência no setor privado, Tania ocupou o cargo de superintendente de Habitação de Interesse Social, na secretaria estadual de Desenvolvimento Urbano, e é a atual presidente da Fundação Mário Leal Ferreira.
Empresa Salvador Turismo (Saltur) – Isaac Edington
Isaac Edington é formado em Administração de Empresas, com pós-graduação em Psicologia Organizacional, Gestão Responsável para Sustentabilidade, pela Fundação Dom Cabral, e Estratégia de Negócios para Sustentabilidade, por Stanford (USA). Atual presidente da Saltur, Isaac Edington é o gestor da “Plataforma de Eventos” da capital baiana desde 2015. Na Prefeitura, atuou também como secretário para a Copa do Mundo da FIFA 2014. Ele integrou a equipe de fundadores da Rede Bahia de Comunicação, onde atuou como dirigente por 23 anos.
Defesa Civil de Salvador (Codesal) – Sosthenes Macêdo
Sosthenes Macêdo é formado em Direito e em Turismo, com especialização em Direito Público Municipal e Docência do Ensino Superior. O atual diretor-geral da Defesa Civil de Salvador (Codesal) já ocupou os cargos de subprefeito da região do Subúrbio e Ilhas, foi subsecretário municipal da Administração, assessor especial do prefeito e superintendente de Conservação e Obras Públicas (Sucop). Sosthenes também cursou Administração, Radialismo e Gestão e Modelagem de Projetos.
Diretoria Geral de Segurança e Prevenção à Violência – Maurício Lima
Maurício Lima é gestor em Segurança Pública e ocupa o cargo de diretor de Segurança Urbana e Prevenção à Violência, na Prefeitura de Salvador.
Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal) – Virgílio Daltro
Virgílio Daltro é engenheiro agrimensor, com pós-graduação em Engenharia de Segurança e do Trabalho. Atual secretário de Manutenção da Cidade, Daltro já presidiu a Desal, em Salvador, e foi titular da pasta de Habitação, em Simões Filho, além de ter ocupado diversos cargos no Derba. Ao longo da trajetória profissional, passou por órgãos como a Sucom, Dnocs e Sumac.
Superintendência de Obras Públicas (Sucop) – Orlando Castro
Orlando Castro é formado em Engenharia Civil, pela UFBA. Atualmente é diretor-geral da Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas de Salvador. Ele já chefiou a Sucop, presidiu a Codevasf e foi diretor da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral. Orlando também ocupou cargos na Codeba e nas secretarias de Serviços Públicos e de Esportes, Lazer e Entretenimento.
Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) – Marcus Vinícius Passos
Marcus Vinícius é formado em Administração de Empresas e se pós-graduou em Gestão Pública e Empresarial. Atual titular da Semop, ele também já presidiu a Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb). Atuou na diretoria financeira da Câmara de Vereadores e trabalhou por 18 anos no sistema bancário.
Ouvidoria-geral do Município – Jean Sacramento
Jean Sacramento é Bacharel em Direito e cursa Medicina. Ocupou os cargos de chefe de gabinete da Secretaria de Saúde de Salvador e de coordenador das Prefeituras-Bairro do Cabula e de Pau da Lima.
Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) – Omar Gordilho
Omar Gordilho é administrador de empresas, com pós-graduação em Gestão, pela Fundação Getúlio Vargas. Na área pública, atuou na Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho e Emprego de Salvador. Também ocupou o cargo de assessor-chefe nas secretarias de Desenvolvimento Econômico e de Administração, na Prefeitura de Camaçari. Na iniciativa privada, desempenhou a função de diretor comercial.
Agência Reguladora e Fiscalizadora dos Serviços Públicos de Salvador (Arsal) – Eliezer Ladeia Freire
Eliezer Ladeia Freire é formado em Ciências Contábeis, com especialização em Docência em Ensino Superior e Perícia Contábil Judicial. O atual subsecretário de Ordem Pública da capital baiana já ocupou cargos na prefeitura de Malhada e Maragogipe, além de possuir experiência na iniciativa privada.
Fundação Cidade Mãe – Isabela Argolo
Isabela Argolo é formada em Serviço Social, com especialização em Administração e Planejamento de Projetos Sociais. Argolo atuou em ONGs, Centro de Saúde Mental, Unidade de Saúde da Família e Centro de Referência da Assistência Social.