A três dias da eleição e perto de alcançar a meta de percorrer todos os bairros da capital baiana na campanha, o prefeito de Salvador e candidato à reeleição, Bruno Reis (União Brasil), participou nesta quinta-feira (3) de mais uma grande carreata na cidade. Desta vez, o candidato da coligação “O Trabalho Não Para” saiu do Alto do Cabrito, no Subúrbio, e foi até o Retiro, passando por bairros como Marechal Rondon, São Caetano e Bom Juá.
Bruno Reis destacou a grande transformação promovida pela gestão municipal na cidade. “Por onde a gente passa em Salvador, o que a gente vê é uma cidade que se transformou. Por todo o trajeto de hoje, encontramos a marca e a presença da Prefeitura em diversas obras, ações, programas e projetos. Escolas que construímos, praças requalificadas, contenções de encostas, escadarias, o programa Morar Melhor, unidades de saúde. Enfim, uma cidade melhor para todo mundo que aqui mora”, disse o candidato.
Além das muitas ações já realizadas pela gestão municipal em todos esses bairros, o prefeito tem ainda muitos planos para tirar do papel nessas regiões, caso reeleito. No Alto do Cabrito, por exemplo, Bruno Reis anunciou há alguns meses o início das obras do Centro de Controle de Operações (CCO) e do Hub de Tecnologia, que funcionarão no mesmo espaço, em uma área de 12 mil metros quadrados. O investimento total é de R$120 milhões.
O CCO vai reunir todos os órgãos operacionais da Prefeitura em um mesmo local, como o Núcleo de Operações Assistidas (NOA) da Transalvador, a Guarda Municipal, o Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Defesa Civil de Salvador (Cemadec/ Codesal), o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e a central de operações do transporte público, além de realizar o monitoramento das 1,9 mil câmeras da Prefeitura espalhadas pela cidade. Já o Hub vai estimular a formação de novos talentos, principalmente do Subúrbio, nas carreiras de tecnologia.
Os bairros do Alto do Cabrito e Marechal Rondon, principalmente, também serão beneficiados com a renaturalização da Bacia do Rio Camarajipe, um dos três projetos especiais do plano de governo de Bruno Reis para o segundo mandato. Estes são bairros localizados nas partes altas de nascentes da bacia, que passará por um processo de intervenção urbanística e paisagística para regenerar o ecossistema fluvial.
As obras serão iniciadas justamente pela porção extrema noroeste do Rio Camarajipe, onde fica o bairro de Marechal Rondon. Nessa região, a Prefeitura vai atuar para recuperar o ecossistema das nascentes, promover ações urbanas, educacionais, sociais e de saúde para os moradores e criar alternativas econômicas para o combate à pobreza por meio de programas como o Treinar para Empregar e o CredSalvador, entre outros.
Dando continuidade ao processo de requalificação e ordenamento do comércio informal, o prefeito já anunciou também um novo mercado popular em São Caetano. Também está prevista, no plano de governo, a implantação do novo CAPS III no mesmo bairro.
No Bom Juá, por sua vez, serão elaborados estudos para a implantação da nova Via Bom Juá-Miolo, com corredor exclusivo para ônibus, ciclovias, ciclofaixas e equipamentos verticais para realizar a integração e articulação de áreas densas do Miolo da capital baiana. A proposta foi, inclusive, enviada ao Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) 2023.