O prefeito de São Paulo, Bruno Covas, teve alta da UTI (Unidade de Terapia Intensiva) na manhã desta sexta-feira (13) e foi encaminhado para a Unidade Semi-Intensiva do hospital Sírio-Libanês. De acordo com o boletim médico, o quadro de saúde dele é estável e não há sinais de sangramento. Ainda assim, não há previsão de alta hospitalar.
Nesta sexta-feira, o prefeito não tem compromissos oficiais, mas antes chegou a despachar da UTI. Pelas redes sociais, Covas citou uma poesia de Carlos Drummond de Andrade e escreveu: “no meio do caminho tinha uma pedra. Tinha uma pedra no meio do caminho. Mais um susto superado. Agradeço mais uma vez a toda equipe médica e a pessoas como você que não param de orar e mandar pensamentos positivos”.
O prefeito encerra a mensagem com as hashtags “enfrentando, combatendo, vencendo e força, fé e foco”.
Ele foi internado na UTI no dia 11 depois de apresentar sangramento no fígado durante procedimento para a demarcação da lesão tumoral.
Na segunda-feira (9), Covas comemorou o resultado dos exames, que apontaram a regressão do tumor na cárdia, que fica entre o estômago e o esôfago, e também nas lesões no fígado e linfonodos. Na ocasião, ele se manifestou em redes sociais sobre o tratamento: “a caminho dos exames, eu estava confiante. Mas as notícias foram excelentes. A guerra tá longe de acabar. Mas as vitórias até aqui foram animadoras”.
Tratamento
O prefeito foi internado no domingo (8) no hospital Sírio-Libanês para a primeira reavaliação médica após o término do primeiro ciclo de quimioterapias. Ele já foi submetido a quatro sessões. A última foi encerrada nesta semana.
Para combater o câncer, ainda restam outras quatro sessões de quimioterapia, com duração de 30 horas cada e intervalo de 15 dias. O tratamento tem duração prevista de 4 meses. Em fevereiro, o prefeito fará uma nova reavaliação médica.