segunda-feira 24 de junho de 2024
Foto: Divulgação/ONU
Home / NOTÍCIAS / Brasileira é eleita pela ONU para liderar debate global sobre desenvolvimento urbano
terça-feira 11 de junho de 2024 às 09:10h

Brasileira é eleita pela ONU para liderar debate global sobre desenvolvimento urbano

NOTÍCIAS


A Confederação Nacional de Municípios (CNM) parabeniza e destaca que na última sexta-feira (7) durante a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), o secretário-geral da entidade elegeu Anaclaudia Marinheiro Centeno Rossbach, brasileira, como diretora executiva do Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) no nível de subsecretário-geral, que comandará o Programa no mandato 2024-2028 e será a brasileira em nível mais elevado no secretariado das Nações Unidas. A data oficial da posse ainda será informada.

A experiência em políticas urbanas e habitação social em países do sul global e sua contribuição para posicionar o Brasil nas conferências globais de desenvolvimento urbano sustentável foram relevantes para a aprovação da candidatura da brasileira ao posto. Por mais de duas décadas, a Ana Cláudia facilitou o intercâmbio de conhecimento e assistência técnica em políticas públicas habitacionais e urbanas, além da troca de experiências entre os governos locais.

A CNM, maior entidade de representação dos municípios na América Latina e Caribe, em apoio à candidatura brasileira, encaminhou ofício, assinado pelo presidente Paulo Ziulkoski ao alto comissariado da ONU, ressaltando a parceria com os governos municipais brasileiros e sua experiência em políticas urbanas. A Confederação ressalta a parceria da futura diretora em seminários técnicos, eventos, bate-papos e fóruns internacionais de política urbana em parceria com a CNM.

MMM

Em apoio ao Movimento Mulheres Municipalistas (MMM), Anaclaudia auxiliou na tradução do Guia de Replicação – Fortalecimento das cidades de pequeno e médio porte, no âmbito do Projeto Municípios Seguros e Livres de Violência Contra as Mulheres, em 2017. Na ocasião os resultados do Projeto foram apresentados durante o Encontro de Especialistas em Planejamento Multiescalar e Desenvolvimento Territorial.

O Projeto foi uma iniciativa da CNM com o cofinanciamento da União Europeia durante os anos de 2014 a 2016, em dez Municípios localizados no interior do nordeste brasileiro, região com o menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do país.

Veja também

Pesquisadores ouvem comunidades sobre avanço da água salgada no São Francisco

Agentes da Embrapa promoveram, na última quarta-feira (19), em Brejo Grande, Sergipe, uma reunião para …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!