sábado 4 de maio de 2024
Foto: Divulgação
Home / Mundo / MUNDO / Brasil tem a 5ª maior alta do PIB entre os integrantes do G20
sábado 2 de setembro de 2023 às 08:03h

Brasil tem a 5ª maior alta do PIB entre os integrantes do G20

MUNDO, NOTÍCIAS


O Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro foi o 5º que mais cresceu no segundo trimestre de 2023 entre os integrantes do G20, segundo o ranking da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), informa Gabriel Garcia, da CNN.

A economia do Brasil, a mais forte da América do Sul, cresceu 0,9% no segundo trimestre de 2023, em comparação com o trimestre anterior, de acordo com dados do Sistema de Contas Nacionais Trimestrais, divulgados nesta sexta-feira (1º) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Entre os destaques estão a Indonésia, com um crescimento de 3,9% e Turquia, que apresentou uma alta de 3,5%, logo após as eleições presidenciais, que aconteceram em maio no país.

A economia mais forte do mundo, os Estados Unidos, teve uma alta de 2,1%. Segundo especialistas, isso aconteceu principalmente devido ao aumento nos gastos do consumidor e no investimento empresarial.

As economias da China e do Japão também cresceram, com uma alta de 0,8% e 1,5% respectivamente.

Entre as economias que contraíram estão a Arábia Saudita, com uma retração de 0,1 % e a Itália, com uma queda de 0,4%.

Para o economista Fernando Barros Jr, professor da Universidade de São Paulo, o Brasil se destaca positivamente no cenário econômico do G20.

“Enquanto a maioria dos países do G20 têm feito políticas contracionistas para lidar com a inflação, o Brasil manteve uma boa execução de política monetária que controlou a inflação”, concluiu Fernando.

Para o economista, parte relevante do crescimento da economia brasileira vem do setor de serviços, que foi muito prejudicado durante a pandemia. “Era esperado que este setor se recuperasse aos poucos depois que as restrições de mobilidade fossem removidas”, afirmou.

Veja também

Resultados negativos mais espalhados entre atividades chama atenção em março, diz IBGE

As altas registradas na fabricação de produtos alimentícios (1,0%), produtos têxteis (4,5%), impressão e reprodução …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas