segunda-feira 6 de maio de 2024
Projeto de energia solar da Solaire Direct em Paracatu (MG) — Foto: Divulgação
Home / DESTAQUE / Brasil chega a geração de 9 GW com 828 mil sistemas solares fotovoltaicos em todo país
terça-feira 1 de março de 2022 às 14:24h

Brasil chega a geração de 9 GW com 828 mil sistemas solares fotovoltaicos em todo país

DESTAQUE, NEGÓCIOS, NOTÍCIAS


O Brasil atingiu a capacidade instalada de 9 gigawatts (GW) de geração distribuída de energia solar, modalidade na qual o consumidor gera a própria energia com a instalação de placas fotovoltaicas em telhados, fachadas e pequenos terrenos de residências, comércios, indústrias, produtores rurais e prédios públicos.

Segundo a Valor, o país tem mais de 828 mil sistemas solares fotovoltaicos conectados à rede. A Absolar aponta, no entanto, que o número indica que dos mais de 89 milhões de consumidores de energia elétrica do país, apenas 1,1% acessa a geração solar distribuída.

Segundo a entidade, os Estado líderes em potência instalada são Minas Gerais, com 1.545 megawatts (MW); São Paulo, com 1.159 MW; e Rio Grande do Sul, com 1.058 MW.

Em número de sistemas instalados, a maioria dos projetos está em residências, que têm 77% das conexões. Em seguida, aparecem os pequenos negócios dos setores de comércio e serviços (13,1%), consumidores rurais (7,6%), indústrias (2,0%), poder público (0,3%) e outros tipos, como serviços públicos (0,03%) e iluminação pública (0,01%).

Investimentos

De acordo com a associação, desde 2012, o setor recebeu mais de R$ 48 bilhões em novos investimentos, que geraram mais de 270 mil empregos.

“A energia solar terá função cada vez mais estratégica para o atingimento das metas de desenvolvimento econômico e ambiental do país, sobretudo neste momento, para ajudar na recuperação da economia, já que se trata da fonte renovável que mais gera empregos no mundo”, disse o presidente da Absolar, Rodrigo Sauaia.

Veja também

PDT de Ciro Gomes quer “atualizar o trabalhismo” e defender oprimidos

No fim do mês, o PDT de Ciro Gomes vai realizar um congresso segundo a …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas