quinta-feira 30 de maio de 2024
O novo atlas do IBGE tras o Brasil no centro do mapa-múndi. Tem representações diplomáticas e versão digital. Veja! - Foto: reprodução/IBGE
Home / Mundo / MUNDO / Brasil aparece no centro do mundo em novo Atlas do IBGE
sexta-feira 12 de abril de 2024 às 11:20h

Brasil aparece no centro do mundo em novo Atlas do IBGE

MUNDO, NOTÍCIAS


O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) lançou o novo Atlas Geográfico Escolar e uma das mudanças mais marcantes é que agora o mapa-múndi vai ter o Brasil no centro do mundo.

Outra grande novidade de acordo com Karen Belém, do Só Notícia Boa, é a presença de uma versão digital no portal do Instituto. Já na versão impressa, haverá QR codes (códigos para leitura por celular).

Eles vão levar a gráficos interativos na versão digital, além de vídeos e links com conteúdos complementares. Também será possível baixar o arquivo da versão impressa e realizar busca por temas e palavras-chave.

G20 e territórios quilombolas

A 9ª edição do Atlas também traz a marcação das representações diplomáticas do Brasil no exterior e das nações que compõem o G20, grupo que reúne 19 das maiores economias do mundo, além da União Europeia e União Africana.

Segundo o IBGE, essa é uma oportunidade de mostrar como o país pode ser visto em relação ao grupo de nações e ao restante do mundo.

Com mais de 200 mapas, dentre físicos, políticos e temáticos do Brasil e do mundo.

O novo projeto ainda destaca os territórios quilombolas e a distribuição de pessoas quilombolas e indígenas, além da cobertura e uso da terra e espécies ameaçadas de extinção.

Material escolar

É importante ressaltar que o Atlas Geográfico Escolar do IBGE está alinhado com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ministério da Educação.

O material é referência para estudantes de todo o país, com dados geográficos, cartográficos e estatísticos do Brasil e de mais 180 países.

O presidente do IBGE, Marcio Pochmann, disse que com a nova edição do Atlas Geográfico Escolar o IBGE espera “despertar o interesse do público jovem para a compreensão da nossa realidade e de outras tantas, tão diversas, que compõem o cenário mundial da atualidade”.

Onde acessar e adquirir

A publicação impressa poderá ser adquirida na loja virtual do IBGE.

Já a versão digital estará disponível no portal da instituição (www.ibge.gov.br).

“Esperamos que a rede pública e também as escolas privadas possam dispor desse material informativo aos nossos alunos. Precisamos de brasileiros cada vez mais conectados com a realidade do Brasil, um país de dimensão continental”, concluiu Pochmann.

Veja também

Baixa escolaridade e salários mínimos predominam entre trabalhadores acima de 50 anos

Mais de 13 milhões de pessoas com mais de 50 anos trabalham no Brasil No …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas