O presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, disse nesta segunda-feira (31) que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) será o responsável por escolher o candidato de direita à presidência da República em 2026.
O que aconteceu:
Costa Neto destacou que ainda não pensou quem poderá disputar o Planalto no lugar de Bolsonaro, que está inelegível, mas ressaltou que a escolha do nome ficará a cargo do ex-presidente, por ele “representar a direita” no país.
“Quanto a ter outros candidatos no lugar do Bolsonaro, isso está muito longe ainda. Ninguém pensou nisso. Quem vai ter que decidir isso é o próprio Bolsonaro, porque ele é que representa hoje a opinião de direita no Brasil”, declarou em entrevista à CNN Brasil.
O ex-presidente se tornou inelegível em junho, quando a maioria dos ministros do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) entendeu que ele cometeu abuso de poder político e fez uso indevido dos meios de comunicação em uma reunião com embaixadores, às vésperas das eleições de 2022, quando propagou fake news sobre o sistema eleitoral brasileiro.
Valdemar classificou a decisão como “absurda”, mas ressaltou que Bolsonaro “já esperava” que a Corte o tornasse inelegível.
Ainda, o presidente do PL relatou que pretende recorrer da decisão junto a órgãos internacionais para “mostrar que esse pessoal do Poder Judiciário do Brasil agiu erradamente.”