Jair Bolsonaro, como se sabe, anda incentivando apoiadores a protestarem contra as medidas de segurança adotadas por governadores e prefeitos na pandemia.
Segundo a revista Veja, o desrespeito de Bolsonaro ao distanciamento social e ao próprio plano de governo sobre uso de máscaras é diário. No fim de semana passado, ao falar do protesto convocado por ruralistas para atacar medidas restritivas na pandemia, o presidente chegou a dizer que estará na manifestação.
Divulgada nesta terça, a pesquisa XP-Ipespe mostra que o negacionismo de Bolsonaro está fazendo bem a prefeitos e governadores. Enquanto o presidente pena na pesquisa de popularidade, a avaliação positiva de prefeitos e governadores subiu na rodada de maio.
A avaliação da atuação de Bolsonaro na pandemia é ruim e péssima para 58% dos brasileiros. Em relação ao mês passado, a parcela que considerava o trabalho do presidente ótimo ou bom evoluiu de 21% para 22%.
Já os governadores têm o trabalho aprovado no combate à pandemia por 35% dos brasileiros enquanto os que rejeitam o trabalho caíram de 31%, no mês passado, para 28% agora.
A pesquisa mediu a avaliação da atuação dos prefeitos. No mês passado, os mandatários municipais eram bem avaliados por 41% dos brasileiros. Agora, têm 43% de ótimo e bom e só 17% reclamam do trabalho.