segunda-feira 29 de abril de 2024
O presidente Jair Bolsonaro e o ex-presidente Lula / Montagem: Raoni Arruda
Home / DESTAQUE / Bolsonaro leva 1,8 milhão a mais que em 2018 e Lula quase dobra votos de Haddad
terça-feira 4 de outubro de 2022 às 11:34h

Bolsonaro leva 1,8 milhão a mais que em 2018 e Lula quase dobra votos de Haddad

DESTAQUE, ELEIÇÕES 2022, NOTÍCIAS


À frente na disputa presidencial do primeiro turno, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) quase dobrou o número de votos obtidos por Fernando Haddad (PT) na primeira rodada de 2018.

Com 99,9% das urnas apuradas, Lula teve a preferência de 57,2 milhões de eleitores, 25,9 milhões (82,7%) a mais que Haddad no último pleito.

Jair Bolsonaro (PL), adversário do petista, também aumentou o número de votos conquistados, mas em menor grau. O presidente, que tenta a reeleição, levou neste ano 1,8 milhão de votos a mais (3,6%) que no primeiro turno de 2018.

Naquele ano, Bolsonaro teve 46,03% dos votos válidos, ante 29,28% de Haddad. Agora, o presidente terminou o domingo (2) com 43,2%, enquanto Lula teve 48,43%.

Em cinco unidades da federação (Rio de Janeiro, Distrito Federal, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e São Paulo), Bolsonaro chegou a perder votos. A maior queda foi no Rio, seu domicílio eleitoral e onde fez sua carreira política. Foram 276,5 mil fluminenses que deixaram de votar no presidente (redução de 5,6%).

Já Lula viu o eleitorado crescer em todos os estados.

Embora o maior crescimento tenha sido registrado no Sudeste, região em que o PT perdeu em todos os estados em 2018, neste ano o ex-presidente só teve maioria em Minas Gerais.

Em números absolutos, o petista teve maior aumento em São Paulo. Foram 6,7 milhões de votos a mais que Haddad, que neste ano tenta o governo do estado.

Bolsonaro, por sua vez, perdeu 138 mil votos entre os paulistas, na comparação com 2018. Ainda assim, foi o mais bem votado, com 47,71%.

Seu maior aumento foi no Pará, onde conquistou 385,4 mil novos eleitores. O resultado não foi suficiente, porém, para que chegasse à maioria dos paraenses. Por lá, Lula teve a preferência de 2,4 milhões, o equivalente a 52,2% do eleitorado votante.

Em termos proporcionais, o maior salto do petista foi no exterior: sete vezes mais que Haddad na última eleição.

Lula teve 47,1% dos votos dos brasileiros que moram fora (137,6 mil votos no total, 118 mil a mais que Haddad) enquanto Bolsonaro aparecia com 41,6% (121,6 mil, 7.900 a mais).

O petista foi o mais votado em cidades como Lisboa (Portugal), Paris (França) e Berlim (Alemanha).

O embate entre PT e Bolsonaro é a principal disputa eleitoral no Brasil nos últimos anos, tanto em âmbito nacional, como nos estados.

Além disso, os dois grupos também duelam pelo governo de São Paulo, o maior colégio eleitoral do país. Haddad enfrenta o ex-ministro Tarcísio de Freitas (Republicanos), representante do bolsonarismo no segundo turno paulista neste ano.

Veja também

José Ronaldo lidera em Feira com ampla vantagem sobre Zé Neto em cenário estimulado, aponta pesquisa

Segundo maior colégio eleitoral da Bahia, o município de Feira de Santana já tem definido …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas