As conversas para Jair Bolsonaro retornar ao PP, legenda que ele já fez parte durante 11 anos, não começaram esta semana, mas, segundo auxiliares do presidente, devem se intensificar após o resultado das eleições municipais. O PP mostrou força e estaria sendo considerado como o segundo maior e mais forte partido do País.
Segundo o site O Antagonista, os bolsonaristas, porém, não receberam bem a notícia de que o presidente poderá ir para o PP. Eles preferem que Bolsonaro siga para um partido menor, como o Patriota ou o PTB.
O receio dos aliados do presidente é que eles não tenham espaço nos grandes partidos do Centrão, que tem estrutura consolidada.
A avaliação já foi repassada para Bolsonaro, que só deve tomar uma decisão definitiva no próximo ano. Enquanto isso, os aliados seguem no esforço para criar a Aliança pelo Brasil.
O que dizem os Progressistas
O deputado federal Fausto Pinato (PP) afirmou a O Antagonista que Jair Bolsonaro tem procurado o Progressistas para “tentar se salvar”.
Para Pinato, o presidente pode se filiar ao PP, mas os bolsonaristas não têm lugar no partido.
“Nós somos de centro-direita. Não dá para vir esse loucos juntos, de extrema-direita. Briga com EUA, briga com Europa. Eu apoio o governo, mas essa loucura do Carlos, Eduardo, não dá. Lá [no PP] não tem chá do Santo Daime nem espaço para olavista. O PP é partido firme e sério. Tem lado. O estatuto do nosso partido é que somos progressistas, não retardados.”
Leão nega que tenha feito convite para Bolsonaro retornar ao PP conforme publicou jornal