sexta-feira 26 de abril de 2024
Foto: Reprodução/Infomoney
Home / DESTAQUE / Bolsonaro e Lula iniciam campanha mais polarizada em décadas no Brasil
terça-feira 16 de agosto de 2022 às 14:59h

Bolsonaro e Lula iniciam campanha mais polarizada em décadas no Brasil

DESTAQUE, ELEIÇÕES 2022, NOTÍCIAS


O Brasil entra oficialmente nesta terça-feira (16) em campanha eleitoral com Jair Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como protagonistas da disputa presidencial mais polarizada em décadas.

No primeiro dia de campanha autorizada pela justiça eleitoral rumo às eleições de 2 de outubro, os dois candidatos planejam atos repletos de simbolismo.

O presidente Bolsonaro, 67 anos, discursará da mesma esquina em que foi esfaqueado na campanha de 2018, em Juiz de Fora, Minas Gerais: “A cidade onde renasci”, disse ao convocar seus apoiadores para o comício, sob o lema “Deus, pátria, família, liberdade”.

O ex-presidente Lula, de 76 anos, que lidera as pesquisas, visitará a fábrica de uma montadora de carros em São Bernardo do Campo, região metropolitana de São Paulo, onde se tornou líder sindical nos anos 1970 e seu berço político.

“Lula sempre busca voltar a São Bernardo em momentos marcantes de sua trajetória política. Isso favorece uma aproximação entre ele e a população, em sua narrativa de representante dos trabalhadores”, explicou à AFP Adriano Laureno, analista político da consultora Prospectiva.

Já Bolsonaro “tem buscado construir uma narrativa de escolhido divino e a sobrevivência ao episódio da facada também assume papel central” nisso, completou sobre o presidente, favorito entre a base eleitoral evangélica.

A pré-campanha foi marcada pelos constantes questionamentos – sem provas – de Bolsonaro à confiabilidade do sistema de urnas eletrônicas no Brasil.

As críticas despertaram temores de que Bolsonaro não reconheça uma eventual derrota nas urnas e tente emular o ex-presidente americano Donald Trump, acusado de incitar os protestos que terminaram na violenta invasão do Capitólio de Washington em 2021.

Bolsonaro “está tentando minar o sistema eleitoral, alegando não ser confiável, sem fornecer nenhuma prova”, afirmou na segunda-feira a ONG Humans Right Watch (HRW).

“Todos os candidatos deveriam rejeitar alegações infundadas de fraude e respeitar a decisão dos eleitores, seja quem for o vencedor”, acrescentou a HWW.

Para evitar novos incidentes como o atentado contra Bolsonaro em 2018, a segurança de ambos os candidatos foi reforçada.

 Bolsonaro diminui distância

Lula, que recuperou seus direitos políticos em 2021 após a anulação de suas condenações na Lava Jato, segue liderando as pesquisas, embora Bolsonaro pareça diminuir a distância.

Eleição presidencial - AFP

Na segunda-feira, o instituto IPEC indicou que Lula tem 44% das intenções de voto, contra 32% para Bolsonaro, de acordo com a última pesquisa, encomendada pela TV Globo.

Ciro Gomes (PDT), principal representante da ‘terceira via’, aparece em terceiro lugar com 6% das intenções de voto.

No mês passado, o Instituto Datafolha, que divulgará os resultados de uma nova pesquisa nesta quinta-feira, colocou Lula com 47% das intenções de voto, contra 29% para Bolsonaro.

“Temos em 2022 a eleição presidencial mais polarizada desde a redemocratização. Isso porque é a primeira vez que teremos uma disputa de legados, entre um presidente e um ex-presidente”, destaca Laureno.

A eleição envolve “dois candidatos bem conhecidos de toda a população brasileira e que, como tal, tem intenções de voto altas e apoiadores fieis (…), o que dificulta o surgimento de qualquer candidato alternativo”, completa.

Bolsonaro definiu a campanha como uma batalha entre “o bem e o mal”, afirmando que a volta de Lula ao poder poderia significar a instalação do “comunismo” no Brasil.

Veja também

Presidente do Conselho de Administração da Petrobras é reeleito

O atual presidente do Conselho de Administração da Petrobras, Pietro Mendes, foi reeleito para o …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas