O presidente Jair Bolsonaro apareceu na manhã desta quinta-feira (9) falando calmamente em um encontro virtual com os presidentes dos Brics.
Diferentemente das vezes em que acusou a China pela origem das transmissões de Covid-19 que resultaram mais tarde na pandemia, o presidente teceu elogios ao principal parceiro comercial brasileiro e país que foi alvo diversos ataques da família presidencial e sua claque de apoiadores.
Assista:
Bolsonaro se dirigiu ao mandatário da China, Xi Jinping, e lembrou da última vez em que estiveram juntos, em 2019, na reunião da cúpula em Brasília, quando discutiram, segundo ele, “temas da parceria estratégica global” entre os dois países e o “bom estado das nossas relações bilaterais”.
O presidente enfim reconheceu o papel da China no fornecimento de vacinas ao país e afirmou que a parceria “tem se mostrado essencial para a gestão adequada da pandemia no Brasil”.
“[Em 2019] Foi a última ocasião em que me reuni pessoalmente com o presidente Xi Jinping, quando discutimos temas da parceria estratégica global entre nossos dois países, bem como o bom estado das nossas relações bilaterais em diversas vertentes, especialmente no âmbito comercial e de investimentos”, afirmou Bolsonaro.
“Essa parceria”, continuou o presidente, “tem se mostrado essencial para a gestão adequada da pandemia no Brasil, tendo em vista que parcela expressiva das vacinas oferecidas à população é produzida com insumos originários da China.”