sábado 4 de maio de 2024
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Home / NOTÍCIAS / Bolsonaro diz que houve exagero quando se implementou paridade de preço internacional na Petrobras
quarta-feira 15 de junho de 2022 às 15:16h

Bolsonaro diz que houve exagero quando se implementou paridade de preço internacional na Petrobras

NOTÍCIAS


O presidente Jair Bolsonaro (PL) disse nesta quarta-feira (15) que houve exagero quando se implementou a regra de paridade de preço internacional na Petrobras.

Em entrevista a jornalista Leda Nagle, o presidente repetiu que a Petrobras está tendo lucros extorsivos e que os combustíveis podiam estar mais baratos no Brasil.

Mais tarde, em encontro com apoiadores no Palácio da Alvorada, Bolsonaro argumentou que não tem como interferir na estatal, e comentou que seriam necessárias mudanças na lei atualmente vigente para atacar o problema.

“Virou um monstro a Petrobras, desde quando o (ex-presidente) Lula vendeu os papéis dela para acionistas minoritários, começou a desgraça. Depois o governo Temer inventou uma tal de paridade com o preço internacional”, disse Bolsonaro.

“E eu não tenho como interferir lá, e vai chegar a hora de a gente mudar a legislação. Eu não posso interferir, mas o lucro da Petrobras é uma coisa assustadora”, afirmou.

A composição dos preços dos combustíveis cobrados pela Petrobras nas refinarias leva em conta fatores como o dólar e o valor internacional do barril de petróleo.

Pressionado politicamente pela alta dos preços dos combustíveis, Bolsonaro tem adotado a postura de transferir a responsabilidade desse aumento para a Petrobras –embora ele tenha a prerrogativa de indicar, por exemplo, o presidente da estatal– e para governadores.

Mas na tentativa de resolver a crise causada pelo aumento constante dos preços dos combustíveis, o presidente já trocou o comando da estatal três vezes, além de trocar seu ministro de Minas e Energia.

Na entrevista que deu mais cedo, Bolsonaro também reclamou que não pode trocar o comando da estatal na velocidade que gostaria, já que a mudança passa por trâmites dentro do conselho de administração da estatal.

O governo federal também entrou no Supremo Tribunal Federal com ações que tratam do ICMS, um imposto estadual, que incide sobre os combustíveis. O presidente com frequência também culpa os tributos cobrados pelos Estados pelo elevado preço dos combustíveis.

Veja também

Resultados negativos mais espalhados entre atividades chama atenção em março, diz IBGE

As altas registradas na fabricação de produtos alimentícios (1,0%), produtos têxteis (4,5%), impressão e reprodução …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas