Em documento enviado ao STF, Jair Bolsonaro afirmou que o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), fez má gestão dos recursos de saúde.
A declaração foi dada em resposta a uma ação movida pelo governador tucano. Em uma entrevista à Bandeirantes, em março, o presidente sugeriu que Leite desviou recursos repassados pelo governo federal para o combate à pandemia.
“Ao comentar sobre gestão dos recursos públicos pelo governador, que teria recorrido às verbas destinadas à saúde para adimplir a folha do funcionalismo local, não atribuí ao interpelante a prática de qualquer crime, mas apenas sugeri uma má escolha de ordem política, o que é perfeitamente compatível com o debate público. De fato, em nenhum momento acusei-o de crime, mas de má-gestão”, diz trecho do documento conforme nota no Antagonista.
Após a declaração, Leite pediu explicações sobre as falas de Bolsonaro. No início deste mês, o ministro Gilmar Mendes determinou então que o presidente explicasse a acusação feita contra o governador.