O presidente Jair Bolsonaro recebeu nesta quarta-feira (24) o presidente do Paraguai, Mario Abdo Benítez, conhecido como Marito. O encontro bilateral foi realizado no Palácio do Planalto. Participaram da reunião os ministros Carlos França (Relações Exteriores) e Bento Albuquerque (Minas e Energia).
Na chegada ao Planalto, Mario Abdo não falou com a imprensa. Mais cedo, Bolsonaro afirmou que o presidente do Paraguai deveria apresentar demandas relacionadas à usina hidrelétrica de Itaipu, binacional comandada pelos 2 países.
Bolsonaro também disse que deveria tratar no encontro sobre a liberação da piscicultura na represa da Usina de Itaipu. A liberação depende do Congresso paraguaio e, caso aprovada, segundo Bolsonaro, aumentará em 40% a produção de pescado.
“Nós vamos também continuar conversando porque depende do Parlamento deles a piscicultura no espelho d’água da represa”, disse.
O último encontro entre os 2 presidentes foi realizado em 1º dezembro de 2020, durante visita em Foz do Iguaçu. Antes, Bolsonaro recebeu visita oficial de Marito em março de 2019.