O presidente Jair Bolsonaro chegou a Roma, na Itália, nesta sexta-feira (29) para participar do das reuniões da cúpula do G20.
O encontro será uma espécie de prévia da COP26, que acontecerá na Escócia, mas também devem ser discutidas pautas comerciais, especialmente em reuniões bilaterais. Segundo o G1, Bolsonaro viajou com Paulo Guedes (Economia), Carlos França (Relações Exteriores) e Joaquim Leite (Meio Ambiente).
O presidente, no entanto, não participará da reunião do clima na Escócia: de Roma, ele seguirá para uma agenda pela Itália.
Xi Jinping e Putin não vão
O presidente russo, Vladimir Putin, e o da China, Xi Jinping, vão participar do encontro do G20 por vídeo.
O presidente americano Joe Biden quer destacar a mensagem de que os “Estados Unidos voltaram”, após quatro anos de polêmicas diplomáticas com Donald Trump. Biden encontrou-se com o Papa Francisco nesta sexta-feira.
Mais de 5 mil agentes devem reforçar o contingente de militares das Forças Armadas para garantir a segurança da cúpula do G20 em Roma.
As estações de metrô próximas à sede do evento estão fechadas, e o tráfego local está limitado às delegações.
A principal manifestação está marcada para sábado (30) à tarde na Praça São João de Latrão em Roma. O protesto vai reunir sindicatos, partidos de esquerda e movimentos LGBTQ+ porque o Senado italiano não aprovou uma lei anti-homofobia.
Bolsonaro tem agenda com presidente da Itália
Nesta sexta-feira (29), Bolsonaro será recebido pelo presidente italiano, Sergio Matarella.
Não há previsão da participação de Mario Draghi, o primeiro-ministro e chefe de fato do governo da Itália.