quinta-feira 21 de novembro de 2024
Foto: Reprodução
Home / DESTAQUE / Bolsonaro atrapalha apoio do partido à reeleição, diz presidente do Republicanos
quinta-feira 24 de fevereiro de 2022 às 05:06h

Bolsonaro atrapalha apoio do partido à reeleição, diz presidente do Republicanos

DESTAQUE, NOTÍCIAS, POLÍTICA


O presidente do Republicanos, Marcos Pereira (SP), criticou o presidente Jair Bolsonaro (PL) nesta ÚLTIMA quarta-feira (23) e disse de acordo com a Folha, que o mandatário “atrapalha” a permanência do partido na base que apoiará a sua reeleição.

“O presidente Bolsonaro atrapalha o Republicanos a permanecer na base do governo com esse comportamento e atrapalha o Republicanos a crescer”, afirmou o deputado à Folha.

A declaração tem como pano de fundo o incômodo do dirigente partidário com a distribuição de deputados, ministros e outros chamados “puxadores de voto” para a sigla.

Pereira tem dito a aliados que Bolsonaro não o ajudou a filiar nenhum parlamentar e, pelo contrário, tem atuado para que alguns integrantes do Republicanos migrem para o PL.

Quando se filiou ao PL, em dezembro do ano passado, Bolsonaro fez questão de fazer um gesto ao Republicanos e também ao PP.

“Pode ter certeza que nenhum partido será esquecido por nós. Não temos aqui a virtude de sermos o único certo, queremos, sim, compor nos estados”, afirmou Bolsonaro na data da filiação.

Na prática, porém, dirigentes do Republicanos e líderes do PP reclamam que o presidente só prioriza o PL, que deve acabar com a maioria dos aliados do mandatário que tem chances de conseguirem desempenhos altos nas urnas.

O Republicanos é ligado à Igreja Universal do Reino de Deus. Junto com o PP e outros partidos, a legenda forma o centrão, que hoje é a principal base de sustentação de Bolsonaro no Congresso.

O presidente do Republicanos expressou o descontentamento ao senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), que coordena a campanha do pai, em reunião na semana passada.

Na terça (22), após o encontro entre Pereira e Flávio, interlocutores de Bolsonaro tentaram marcar um encontro entre o dirigente partidário e o presidente para esta quarta, o que acabou não ocorrendo.

A tendência é que eles se reúnam após a semana do Carnaval.

Como mostrou a Folha no ano passado, Pereira vinha cobrando também prestígio na escolha de palanques, sob pena de o partido desembarcar da base do presidente.

Em entrevista na Câmara, o ministro Ciro Nogueira (Casa Civil), minimizou a reclamação de Pereira. Ele disse que o presidente tem buscado se distanciar das negociações por filiações partidárias, ao contrário do que alega Pereira.

Ciro também avalia que o Republicanos seguirá na base do presidente. “O presidente Marcos Pereira vai ser uma das pessoas mais importantes da reeleição do presidente Bolsonaro”, disse Ciro.

Veja também

Bolsonaro pode ser preso após indiciamento? Entenda os próximos passos do processo

Jair Bolsonaro (PL) foi indiciado pela Polícia Federal nesta quinta-feira (21) pelos crimes de abolição …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!