Bolsonaristas fizeram uma grande operação segundo a coluna de Bela Megale, do O Globo, junto a várias autoridades do mundo político e jurídico, com o objetivo de tirar Valdemar Costa Neto da prisão. Um dos acionados para interceder junto ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes foi Michel Temer.
O ex-presidente foi procurado por interlocutores de Valdemar e de Jair Bolsonaro via outro aliado, o ex-deputado e ex-ministro de seu governo Carlos Marun. Temer tem adotado cautela sobre esse tipo de pedido. Ele costuma usar conversas presenciais para tratar de temas que considera delicados e que envolvem Moraes.
Outra autoridade procurada, conforme apurou a coluna, foi o ministro do STF Gilmar Mendes, que é um dos principais interlocutores da corte junto ao universo político.
Valdemar Costa Neto ficou preso de quinta-feira (8) a sábado (10) de Carnaval, após a Polícia Federal encontrar uma arma irregular e uma pepita de ouro em sua residência.
Como publicou a coluna de Bela Megale, o mandachuva do partido de Bolsonaro mudará de postura daqui em diante, já que agora é investigado pela PF. Valdemar vai submergir e baixar o tom das críticas que vinha fazendo a Moraes. Há duas semanas, ele chegou a defender o impeachment do ministro do STF e chamou o presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco, de “frouxo” por não enfrentar Moraes.