domingo 17 de outubro de 2021
Foto: Reprodução
Home / Mundo / MUNDO / Bill Gates: “Os avanços no tratamento do Alzheimer me deixam otimista”
terça-feira 21 de setembro de 2021 às 07:40h

Bill Gates: “Os avanços no tratamento do Alzheimer me deixam otimista”

MUNDO, NOTÍCIAS


A cada ano, mais pessoas morrem de Alzheimer do que de câncer de mama e de próstata juntos, e milhões sofrem com a doença. Hoje, uma em cada nove pessoas com 65 anos ou mais tem a doença de Alzheimer. Muitas famílias estão sendo forçadas a assistir seus entes queridos irem ladeira abaixo e desaparecerem. É uma maneira brutal de perder alguém e, no momento, não há como parar ou mesmo desacelerar o declínio.

Segudo a revista IstoÉ, Bill Gates perdeu o pai para a doença em 2020, mas segue incentivando pesquisas para descobrir formas de diagnósticos precoce e tratamentos. Gates escreveu sobre a doença no mais recente post de seu blog GatesNotes: “Tenho escrito muito sobre isso porque estou otimista de que os avanços possam em breve alterar substancialmente o caminho da doença. Uma das áreas onde tenho visto mais progressos nos últimos tempos é a do diagnóstico.”

Ao lado de milionários como Jeff Bezos, MacKenzie Scott, a família Dolby e vários outros, o fundador da Microsoft banca um fundo filantrópico chamado Diagnostics Accelerator, que vem testando diversas abordagens para conseguir diagnosticar o paciente precocemente, antes que os sintomas piorem.

“Alguns estão trabalhando em diagnósticos que podem estar disponíveis em breve, como o simples exame de sangue que está sendo desenvolvido na Universidade de Gotemburgo, na Suécia. Exames de sangue são a chave para diagnosticar muitas doenças por uma razão simples: eles são fáceis de aplicar e podem ser baratos de analisar”, escreveu o dono da Microsoft.

Outros tipos de diagnósticos também estão em andamento, como através do exame de vista, comentou. Uma pesquisadora da Universidade de Washington, em Seattle, acredita que sua retina pode fornecer uma janela para o cérebro. Há também várias empresas trabalhando em aplicativos que podem um dia tornar diagnósticos acessíveis a qualquer pessoa com um telefone ou tablet.

O Diagnostics Accelerator investiu em 25 candidatos até o momento, e Bill Gates tem esperança de uma virada de jogo no grupo. O fundo também está fazendo um ótimo trabalho para disponibilizar mais amostras e dados aos pesquisadores, o que esperançosamente acelerará o tempo que leva para encontrar um avanço.

Veja também

Polícia Civil lança ‘Operação Barra em Paz’ para acabar com crimes ocorridos no tradicional bairro de Salvador

Garantir a segurança de baianos e turistas, além de coibir a ação de criminosos na …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!