O deputado federal e ex-governador Beto Richa foi reeleito ontem na última segunda-feira (6) por unanimidade presidente do diretório estadual do PSDB. A eleição aconteceu em Curitiba e reuniu os delegados de 46 diretórios municipais que confirmaram a chapa PSDB Unido e Forte.
No discurso, o dirigente reafirmou a intenção dos tucanos de lançar candidato próprio na maioria dos municípios paranaenses, o que incluiria a disputa pela prefeitura de Curitiba. O próprio Richa não descarta concorrer na Capital. “O PSDB vai para as eleições municipais unido com o Cidadania e lançando o maior número possível de candidatas e candidatos a prefeito e a vereador”, afirmou. Desde 2022, o PSDB e o Cidadania formam uma federação partidária, que vale até as eleições de 2026.
Em maio, em entrevista ao Bem Paraná, o tucano já havia admitido a possibilidade de tentar voltar ao comando da Capital paranaense.
À frente do diretório estadual, Richa afirmou que pretende fortalecer os 46 diretórios municipais e as 115 comissões provisórias em funcionamento. O deputado diz que tem conversado com lideranças de diversos municípios, para que ingressem no PSDB, ampliando as perspectivas partidárias.
“O PSDB tem se tornado uma alternativa para novas lideranças municipais e também para candidatos que buscam uma legenda conhecida e respeitada pela população”, disse.
Além da presidência estadual do partido, foi escolhida a nova executiva estadual, bem como os 32 membros efetivos e 13 suplentes. No encontro, foram definidos os oito delegados do PSDB do Paraná, que participarão da Convenção Nacional. O encontro acontecerá em Brasília, ainda neste mês, e vai eleger o novo diretório e a nova comissão executiva nacional.
O evento teve a participação de políticos de outras legendas que prestigiaram a eleição do diretório estadual. Estiveram presentes o prefeito em exercício de Curitiba e pré-candidato à sucessão do prefeito Rafael Greca (PSD), Eduardo Pimentel, representando o PSD; o presidente do Cidadania, ex-deputado federal Rubens Bueno; o presidente da Assembleia Legislativa , deputado estadual Ademar Traiano (PSD); o deputado estadual Alexandre Curi (PSD); o secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviços, Ricardo Barros (PP); a ex-governadora Cida Borghetti (PP), o presidente de honra do PSB, Severino Araujo, as deputadas estaduais Cristina Silvestri e Mabel Canto, o deputado estadual Luiz Cláudio Romanelli, os ex-deputados Michele Caputo, Boca Aberta Júnior e Jocelito Canto e o diretor da Fomento Paraná, Mounir Chaowiche.
Nova executiva estadual
Além da presidência estadual do partido, foi escolhida a nova executiva estadual, bem como os 32 membros efetivos e 13 suplentes. No encontro, foram definidos os oito delegados do PSDB do Paraná, que participarão da Convenção Nacional, em Brasília, no final do mês.
Confira os nomes do integrantes da Executiva Estadual, da chapa “PSDB Unido e Forte”:
Presidente: Deputado Federal Beto Richa
1º Vice-presidente: Cleber Fontana, prefeito de Francisco Beltrão
2 Vice-presidente:
Rodrigo Rossoni
Secretário-geral: José Richa Filho (Pepe)
Secretária: Karla Galende, prefeita de Santa Terezinha de Itaipu
Tesoureiro: Luiz Antonio Gatti
Membros natos da Executiva: Deputada Estadual Cristina Silvestri e Deputada Estadual Mabel Canto.