A Bentley bateu um novo recorde ao vender 15.174 carros em 2022, um aumento de 4% sobre a melhor marca até então, de 14.659 exemplares, conquistada em 2021. É a primeira vez que a empresa ultrapassa a barreira de 15.000 veículos em um ano.
“No que foi mais um ano de imprevisibilidade, o negócio superou obstáculos significativos e demonstrou grande resiliência para entregar o terceiro ano consecutivo de recorde de vendas. Isso destaca a força de nossa marca, excelência operacional e forte demanda global por mercado e modelo”, resume Adrian Hallmark, presidente e CEO da Bentley.
Na última semana, a Rolls-Royce – que entre 1930 e 1998 foi dona da Bentley – também anunciou recorde histórico de vendas, entregando 6.021 carros ao redor do mundo.
De acordo com a Bentley, o crescimento foi impulsionado pela introdução de novos modelos e pela crescente demanda por personalização, executada pela divisão Mulliner.
A demanda contínua por SUVs garantiu que o Bentayga continuasse sendo o modelo número um da Bentley, vendendo mais em seu sexto ano de vendas do que nunca, respondendo por 42% das vendas totais e se estabelecendo como o SUV de luxo mais bem-sucedido do mundo.
Segundo a Bentley, os modelos Continental GT e GT Convertible responderam por quase um terço das vendas, sendo que o GT Speed, versão mais esportiva do modelo, obteve alta de 31%.
Já o sedã Flying Spur alcançou 28% das vendas totais, em parte graças à introdução da nova versão híbrida. Desde sua entrada no mercado, o Flying Spur Hybrid representa 30% do mix de modelos; no entanto, no Reino Unido, dois terços de todos os Flying Spurs vendidos são híbridos, o volume mais alto globalmente.
“A reação à introdução no mercado de nossos modelos híbridos, o Flying Spur juntando-se ao Bentayga no ano passado, demonstra o caminho que o setor de luxo está seguindo e estamos posicionados firmemente na vanguarda. Esses números são a validação de que não apenas lideramos o setor em vendas e participação de mercado, mas também investimos em tecnologias elétricas e nos comprometemos a ser neutros em carbono líquido em 2030”, conclui Hallmark.
A região das Américas lidera com 28% das vendas, seguida por China (24%), Europa (19%), Ásia (13%), Reino Unido (10%) e Oriente Médio, África e Índia (6%).