sexta-feira 26 de abril de 2024
Foto: Reprodução
Home / DESTAQUE / Barroso diz que voto impresso diminui a segurança das eleições
domingo 27 de junho de 2021 às 06:59h

Barroso diz que voto impresso diminui a segurança das eleições

DESTAQUE, JUSTIÇA, NOTÍCIAS


O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Roberto Barroso, disse neste último sábado (26) conforme o Poder 360, que o retorno do voto impresso no Brasil, caso aconteça, deve diminuir a segurança das eleições. Afirmou que a hipótese cria um “problema que o país atualmente não tem“.

“Vão pedir recontagem. Vai dar defasagem entre os votos. Vão questionar e judicializar com pedido de fraude. Na recontagem, vai sumir voto, aparecer voto. Isso tudo vai diminuir a segurança”, disse. Diz acreditar que esse tipo de votação gera um risco ao sigilo do voto. “Em partes do país isso pode significar o risco de vida”, afirmou.

Disse esperar que “as bobagens” faladas sobre uma possível fraude na eleição por meio da urna eletrônica desapareça primeiro por meio do “surgimento da verdade do que pela persecução criminal”.

Afirmou que o TSE estuda aumentar a quantidade de urnas eletrônicas testadas durante a eleição. Atualmente, 100 urnas são levadas ao TSE para um auditoria independente. O teste utiliza um voto impresso para testar se os votos feitos eletronicamente são registrados corretamente. “Tudo isso é filmado“, afirmou Barroso.

Afirmou que o discurso de Bolsonaro de que a eleição seria fraudada não é crime. “Mas determinados comportamentos, se forem considerados como atentados à liberdade do voto e à democracia, podem ser eventualmente classificados como crime de responsabilidade. Mas aí é uma matéria política para o congresso Nacional”, disse Barroso.

Veja também

Presidente do Conselho de Administração da Petrobras é reeleito

O atual presidente do Conselho de Administração da Petrobras, Pietro Mendes, foi reeleito para o …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas