quarta-feira 24 de abril de 2024
Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
Home / Mundo / MUNDO / Banco Central volta a intervir no câmbio após mais de um ano
terça-feira 2 de abril de 2024 às 07:57h

Banco Central volta a intervir no câmbio após mais de um ano

MUNDO, NOTÍCIAS


O Banco Central surpreendeu os investidores na noite de segunda-feira (1º) ao anunciar a primeira atuação extraordinária no câmbio desde dezembro de 2022. Além do leilão diário de rolagem de 16 mil contratos de swap (800 milhões de dólares), marcado para 11h30, a autoridade monetária vai adicionar mais 1 bilhão de dólares (20 mil contratos) uma hora depois, registra Rodrigo Oliveira, do O Antagonista.

De acordo com comunicado do BC, a ação visa a “manutenção do funcionamento regular do mercado de câmbio, em face da demanda por instrumentos cambiais resultante dos efeitos do resgate de NTN-A3 (Nota do Tesouro Nacional, subsérie A3) em 15/4/2024“.

Esse títulos a que a autarquia se refere são papéis com valor nominal atualizado pela variação da cotação de venda do dólar. A proximidade do vencimento pode gerar uma busca desproporcional no mercado pela moeda estrangeira e pressionar o câmbio. Essa seria a explicação para o leilão extra.

O que é swap cambial?

Nas operações de swap cambial, o BC firma um contrato com uma contraparte que precisa se proteger da variação do câmbio. Para isso, é acordado que o autoridade monetária pagará, ao final do período combinado, a variação do dólar mais uma taxas de juros (“cupom cambial”) enquanto que o investidor pagará ao BC a variação da taxa Selic.

A ideia é criar uma proteção cambial (hedge) para o mercado e garantir liquidez no câmbio para reduzir a volatilidade da moeda. Isso porque, dessa forma, o investidor não necessitará comprar dólares, uma vez que o contrato feito com o BC lhe garantirá a quantia para honrar o compromisso em moeda estrangeira qualquer que seja a cotação no vencimento do contrato.

Na sessão de segunda-feira, 01, o dólar encerrou o dia pressionado, cotado a 5,05 reais, maior patamar da moeda desde outubro do ano passado. No ano, a divisa americana acumula valorização de 3,92%.

Veja também

Hotel do Brasil é eleito o melhor do mundo

O Hotel Colline de France, situado em Gramado, no Rio Grande do Sul, foi eleito o melhor hotel …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas