sexta-feira 27 de dezembro de 2024
Foto: Divulgação
Home / Mundo / MUNDO / Banco Central Europeu corta mais uma vez os juros em meio a fraqueza econômica
quinta-feira 12 de setembro de 2024 às 09:48h

Banco Central Europeu corta mais uma vez os juros em meio a fraqueza econômica

MUNDO, NOTÍCIAS


O Banco Central Europeu cortou novamente as taxas de juros nesta quinta-feira (12) em meio à desaceleração da inflação e a um crescimento vacilante, mas não forneceu quase nenhuma pista sobre seu próximo passo, com investidores apostando em uma política de flexibilização constante nos próximos meses.

O BCE reduziu sua taxa de depósito em 25 pontos-base, para 3,50%, em um movimento amplamente anunciado e após corte semelhante em junho, em um cenário de inflação a uma distância impressionante de sua meta de 2% e a economia doméstica à beira de uma recessão.

Com o corte amplamente esperado, a atenção dos investidores já se voltou para o que virá a seguir, mas o BCE não esclareceu nada, mantendo sua orientação de que as decisões serão tomadas reunião por reunião, sem compromisso prévio com qualquer caminho específico para a taxa.

Novas projeções
O BCE reduziu sua projeção de crescimento econômico para 2024, mas ainda vê a inflação amplamente alinhada com sua meta de 2% até o final de 2025.

O crescimento fraco é um dos principais motivos pelos quais a inflação está diminuindo, e o Produto Interno Bruto (PIB) dos 20 países que compartilham o euro deve expandir 0,8% este ano, abaixo da projeção de 0,9% feita há três meses.

A inflação é estimada em 2,2% no próximo ano, acima da meta de 2% do BCE, mas a trajetória das previsões sugere uma queda para a meta no segundo semestre do ano.

Veja também

Bolsas da Europa operam em alta modesta na volta de feriados, com liquidez restrita

As bolsas europeias operam em alta modesta na manhã desta sexta-feira (27), após retornarem de …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!