quarta-feira 24 de julho de 2024
Foto: Williany Bezerra/ Univasf
Home / EDUCAÇÃO / Bahia ganhará novo hospital universitário
quinta-feira 20 de junho de 2024 às 08:50h

Bahia ganhará novo hospital universitário

EDUCAÇÃO, NOTÍCIAS, SAÚDE


Foi anunciado nesta última quarta-feira (19), pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), que o Estado da Bahia contará com um novo Hospital Universitário, que será construído na cidade de Paulo Afonso.

De acordo com a Univasf, o terreno para a construção do hospital será doado pela Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Eletrobras Chesf) e após a conclusão da obra a unidade hospitalar será doada à Univasf para o desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa, extensão e inovação e prestação de serviços de saúde à população da região de Paulo Afonso.

A gestão do novo hospital será da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Estas decisões fazem parte de um acordo homologado em cerimônia realizada na última segunda-feira (17), na sede da Subseção Judiciária de Paulo Afonso.

Participaram da solenidade o reitor da Univasf, Telio Nobre Leite; o superintendente do Hospital Universitário da Univasf (HU-Univasf), Julianeli Tolentino, representando o presidente da Ebserh, Arthur Chioro; o coordenador do SistCon, desembargador federal Carlos Pires Brandão; o diretor da Subseção, juiz federal João Paulo Pirôpo; o coordenador do JEF de Paulo Afonso, juiz federal substituto Diego de Amorim; o prefeito em exercício de Paulo Afonso, Marcondes Francisco dos Santos; e o diretor do Núcleo Regional de Saúde Norte da Bahia, Pedro Alcântara de Souza.

O acordo celebrado é resultado do processo de conciliação realizado pelo SistCon junto à União, Ministério Público Federal, Governo do Estado da Bahia, Prefeitura Municipal de Paulo Afonso, Univasf, Ebserh e Eletrobras Chesf, a partir de uma Ação Civil Pública e uma Ação Ordinária que tramitavam na 1ª Região, envolvendo questões de administração, custeio e manutenção do Hospital Nair Alves de Souza (HNAS).

Pelo acordo firmado, cada instituição terá responsabilidades específicas para a concretização do novo hospital. A construção da unidade será executada pelo Estado da Bahia, que contará com apoio técnico da Univasf e da Ebserh. A previsão é que a construção seja concluída em um prazo de dois anos.

Ao município de Paulo Afonso caberá a gestão do HNAS até que o novo hospital fique pronto e entre em funcionamento, sob a administração da Ebserh. A partir de agora, as instituições têm 120 dias para apresentar um Plano Operativo, com cronograma de ações, dimensionamento de pessoal e responsáveis por cada ação.

Para o superintendente do HU-Univasf, Julianeli Tolentino, além de possibilitar a melhoria da formação dos estudantes da Universidade em Paulo Afonso, a unidade hospitalar permitirá ampliar a oferta de serviços de saúde de excelência na região.

“Com esse novo HU, nós iremos dar um passo muito importante em relação à excelência da oferta de serviço de saúde com a possibilidade de ofertar serviços de saúde que hoje não estão disponíveis em Paulo Afonso”, afirmou.

O reitor destacou que o Hospital Universitário é um equipamento de extrema importância para o cenário de prática e a formação dos estudantes da área de Saúde. “O novo hospital irá contribuir muito para a qualidade da formação dos nossos estudantes do curso de Medicina do Campus Paulo Afonso”, disse.

Telio Leite também ressaltou que, recentemente, o curso recebeu nota máxima no processo de reconhecimento do Ministério da Educação (MEC) e o HU irá fortalecer ainda mais a estrutura do curso na cidade de Paulo Afonso.

Veja também

Deputado federal reclama de construção de ponte na região da Chapada; veja vídeo

O deputado federal pela Bahia, João Leão (PP), compartilhou um vídeo em uma balsa no …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!