O secretário estadual de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap), José Antônio Maia Gonçalves, se reuniu com o secretário nacional de Políticas Penais, Rafael Velasco, nesta quinta-feira (28), em Salvador, para discutir o planejamento de ações conjuntas para o sistema penitenciário na Bahia. “O objetivo é continuar realizando, juntos, um trabalho firme de combate ao crime organizado”, destacou José Antônio Maria.
De acordo com o secretário nacional, serão realizados treinamentos em inteligência e protocolos, além de capacitação. “Nosso planejamento de ações, que serão realizadas dentro do sistema penitenciário local, prevê equipamentos que estão sendo disponibilizados para os policiais penais da Bahia, de inteligência, de combate ao crime organizado, de retirada de telefones celulares de dentro das unidades prisionais, com equipamentos que podem identificar o uso destes telefones”, ressaltou Rafael Velasco.
Durante a reunião, ainda foi acordado o lançamento de oficinas de trabalho para presos, buscando a profissionalização de internos para ampliar a possibilidade de reinserções de egressos do sistema penitenciário baiano.