Um azeite brasileiro recebeu três prêmios internacionais em dois dos concursos mais importantes do mundo. Produzido na Fazenda Sabiá da Vigia, no município de Encruzilhada do Sul (RS), o azeite Sabiá entrou para o seleto grupo dos 10 Melhores do mundo. As informações são de Renata Giraldi, do Só Notícias Boas.
O resultado foi divulgado este mês. O Sabiá ganhou os títulos de Melhor Blend do Hemisfério Sul (Blend de Terroir) e a Melhor Coratina do Mundo feito fora da Itália.
“Ser destaque em dois dos mais respeitados concursos italianos, terra dos melhores azeites, é motivo de muito orgulho para nós e reconhecimento do trabalho e da dedicação da equipe do azeite Sabiá. Isso mostra também que estamos no caminho certo”, disse a produtora Bia Pereira.
Muitos prêmios
O EVO IOOC está entre as cinco principais premiações internacionais de azeite extravirgem. Nesta versão do prêmio havia 623 participantes, de 26 países e o Brasil foi bem representado.
Recentemente, o Sabiá ganhou os títulos de Melhor Azeite Blend do Hemisfério Sul, Melhor Coratina do Mundo feito fora da Itália e Melhor Extravirgem do Brasil. Detalhe: o de melhor azeite fora da Itália é concedido pelo Leone D´Oro International e o melhor extravirgem brasileiro pelo EVO IOOC.
O EVO IOOC é também o concurso internacional com maior participação de azeites brasileiros. Agora em 2023 participaram oito empresas brasileiras com 25 azeites. O azeite Sabiá, além de ter sido eleito o Melhor Azeite Extravirgem do Brasil, já havia recebido três medalhas de ouro para os três azeites enviados.
O Sábia está em sua quarta safra e começou a ser produzido nos olivais de uma fazenda de gado em Santo Antônio do Pinhal, em São Paulo, pela jornalista Bia Pereira e pelo empresário Bob Costa.
Como começou
As duas primeiras safras, de 2018 e 2019, foram distribuídas apenas para a família. Desde 2022, o Sabiá é produzido também na Fazenda Sabiá da Vigia, no Rio Grande do Sul.
A marca acumula 80 prêmios internacionais. Em março deste ano, o azeite entrou pelo segundo ano consecutivo na lista dos 10 melhores azeites do mundo no prêmio espanhol EVOOLEUM Awards, um dos mais respeitados concursos da olivicultura.
São distintas as categorias e todas muito específicas.
Os detalhes estão no site da premiação internacional.