Depois de embarcar na sua terceira missão, o avião espacial ultrassecreto da China, apelidado de Shenlong, lançou seis objetos misteriosos na órbita da Terra – e não temos ideia do que sejam.
Em 14 de dezembro, a China lançou seu avião espacial reutilizável no deserto de Gobi, conforme informou na época a agência de notícias estatal Xinhua. De acordo com a breve atualização, seu terceiro voo está sendo usado para verificar tecnologias de aviões espaciais reutilizáveis e realizar experimentos científicos.
Mas de acordo com o astrônomo amador e rastreador de satélites Scott Tilley, que acompanha de perto a espaçonave desde o seu lançamento, ela liberou seis objetos ao atingir a órbita – e eles parecem estar emitindo uma variedade de sinais.
Sinais Intermitentes
Todos os seis estão sendo rastreados pela Força Espacial dos Estados Unidos da América (EUA) e foram designados como OBJETOS A a F pelo Departamento de Defesa dos EUA.
Pelo menos um dos objetos parece estar seguindo de perto o avião espacial.
Tilley disse ao Space.com:
“As emissões do OBJETO A ou próximas são uma reminiscência das emissões anteriores de ‘alas’ do avião espacial chinês, no sentido de que o sinal é modulado com uma quantidade limitada de dados”
De acordo com a análise do astrônomo amador, o OBJETO B parece ser o próprio avião espacial, com o OBJETO A e B viajando “em uma órbita semelhante e relativamente próximos um do outro”, ele tuitou.
Os OBJETOS D e E estão emitindo sinais de ‘espaço reservado’ ociosos sem quaisquer dados de acompanhamento, disse Tilley ao Space.com.
Ele explicou:
“Deve-se notar que, ao contrário das emissões iniciais das missões 1 e 2 dos aviões espaciais chineses, estas emissões são muito intermitentes e não permanecem por muito tempo.”
De acordo com Tilley, há uma chance de A, D e E fazerem várias aproximações próximas entre si, dadas as suas órbitas.
Não é a primeira vez que o avião espacial secreto da China coloca um objeto misterioso em órbita. No ano passado, a SpaceNews informou que a Força Espacial dos EUA estava rastreando um objeto lançado pela espaçonave experimental durante sua segunda missão.
E durante sua primeira missão em 2020, o avião espacial também lançou um objeto duas órbitas em sua jornada de dois dias. O objeto continuou transmitindo sinais em banda S por semanas, de acordo com SpaceNews.
Neste ponto, tudo o que podemos fazer é adivinhar o que são estes objetos. Eles são satélites? Módulos de serviço? Dado o segredo que envolve o programa espacial da China, há uma boa probabilidade de nunca descobrirmos.