O Spirit of Inovation conquistou o título de avião elétrico mais rápido do mundo. A aeronave fabricada por um consórcio da empresa britânica Rolls-Royce atingiu a velocidade de 555,9 km por hora ao longo de 3 km de extensão durante provas no campo de testes de Boscombe Down, do Ministério de Defesa da Grã-Bretanha, no último dia 14. Além disso, o avião quebrou outro recorde de velocidade ao manter, ao longo de 15 km, a velocidade de 532 km/h. As duas marcas foram atingidas no dia 14 de janeiro, mas oficialmente divulgadas pela empresa somente há dois dias.
“A tecnologia avançada de bateria e propulsão desenvolvida para este programa têm aplicações interessantes para o mercado de mobilidade aérea avançada. Este é outro marco que ajudará a tornar a ‘emissão zero’ uma realidade e apoia nossas ambições de oferecer os avanços tecnológicos que a sociedade precisa para descarbonizar o transporte aéreo, terrestre e marítimo”, afirmou o CEO da Rolls-Royce, Warren East.
O recorde anterior para a distância de 3 km era do eAircraft 330LE, da Siemens, que atingiu 213 km/h em março de 2017.
O Spirit of Inovation é resultado de um projeto do governo britânico chamado de ACCEL, sigla em inglês para aceleração da eletrificação do voo. Ele envolve ainda as empresas Eletroflight e Yasa. O programa também é apoiado pela Jaguar Land Rover e pela Bremont, relojoaria de luxo.
O protótipo do Spirit of Inovation é avaliado em US$ 8,1 milhões e sua fonte de energia é uma bateria de ions de lítio cuja capacidade seria suficiente para carregar 7.500 smartphones. O motor de 400kW oferece uma potencia de 535 hp, o que permite alto desempenho. Um terceiro recorde da aeronave é ter conseguido ascender 3.000 m em 202 segundos (1 minuto a menos que a marca anterior).