O procurador-geral da República, Augusto Aras, assinou portaria designando a subprocuradora-geral Lindôra Araújo para o cargo de vice-procuradora-geral da República.
Ela substituirá Humberto Jacques de Medeiros, que deixou o posto, a pedido, após dois anos de trabalho, segundo informa o Ministério Público Federal.
Braço-direito de Aras, Lindôra teve apoio de Medeiros. Juntos, atuaram para esvaziar a Operação Lava Jato.
A portaria com a alteração foi assinada nesta segunda-feira (4), e será publicada no Diário Oficial da União (DOU).
Ainda segundo a PGR, embora a medida tenha efeito imediato, Jacques de Medeiros seguirá contribuindo com a gestão efetivando a transição do trabalho.
Aras elogiou o trabalho de Medeiros. Disse que foi decisivo para “o sucesso da gestão, não apenas na frente finalística como também na esfera administrativa”.
Humberto Jacques de Medeiros esteve à frente de parte dos casos criminais em andamento na Procuradoria-Geral da República, bem como atuou junto ao Conselho Superior do MPF e substituiu o PGR em várias frentes das múltiplas atribuições reservadas por lei ao chefe do Ministério Público da União (MPU).
“Esperamos que, tão logo seja possível, ele possa retornar à gestão de forma mais próxima”, afirmou o PGR.
Jacques de Medeiros integrou a equipe de Augusto Aras desde o início do primeiro mandato, em setembro de 2019. Inicialmente, foi vice-procurador geral eleitoral. Em março de 2020, passou a ocupar o posto de vice-PGR.
Lindôra Araújo também está na atual gestão desde o início. É coordenadora da Assessoria Jurídica Criminal no Superior Tribunal de Justiça e no Supremo Tribunal Federal.