A Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), através da Comissão de Infraestrutura, Desenvolvimento e Turismo, vai realizar na quarta-feira (31), às 9h, uma audiência pública para debater o projeto do Canal do Sertão Baiano, eixo sul da transposição do rio São Francisco.
A reunião contará com a presença do presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Marcelo Moreira, secretários e secretárias de Pastas estratégicas do Governo do Estado, parlamentares federais e estaduais, bem como prefeitos e vereadores de municípios que, de acordo com informações preliminares, serão contemplados com o projeto.
Canal do sertão
Informações divulgadas oficialmente pela Codevasf, apontam que o Canal do Sertão Baiano distribuirá água do Rio São Francisco ao longo de mais de 300 quilômetros do semiárido baiano e beneficiará áreas urbanas e rurais de 44 municípios.
A estrutura vai atender cerca de 1,2 milhão de pessoas. Serão ainda contemplados aproximadamente 70 mil produtores rurais (93% oriundos da agricultura familiar), 25 mil famílias dos Quintais Produtivos, 10 mil pessoas nos perímetros irrigados e outros 5 mil piscicultores.
Municípios beneficiados-Andorinha, Antônio Gonçalves, Caém, Caldeirão Grande, Campo Formoso, Candeal, Capela do Alto Alegre, Capim Grosso, Filadélfia, Gavião, Ichu, Itiúba, Jacobina, Jaguarari, Juazeiro, Mairi, Miguel Calmon, Mirangaba, Morro do Chapéu, Mundo Novo, Nova Fátima, Ourolândia, Pé de Serra, Pindobaçu, Pintadas, Piritiba, Ponto Novo, Queimadas, Quixabeira, Riachão do Jacuípe, Santaluz, São Domingos, São José do Jacuípe, Saúde, Senhor do Bonfim, Serrolândia, Sobradinho, Tapiramutá, Umburanas, Valente, Várzea da Roça, Várzea do Poço, Várzea Nova e Uauá.