As deputadas Alice Portugal (PCdoB/BA) e Margarida Salomão (PT/MG) irão realizar audiência pública na Comissão de Educação da Câmara para discutir a situação das universidades e institutos federais que aguardam a nomeação dos reitores e reitoras eleitos. O governo Bolsonaro tem retido a nomeação de reitores sem dar explicações para a demora. Em audiência no Senado Federal, o ministro da Educação, Abraham Weintraub, reconheceu que questões políticas têm relação com os atrasos.
“Não podemos permitir esta interferência do governo nas nomeações. A incerteza provocada pelo MEC e o desrespeito à vontade das comunidades acadêmicas estão criando uma situação de calamidade nos institutos federais e nas universidades. Por isso, é fundamental que a Comissão de Educação discuta amplamente esta situação dramática das instituições”, justifica a parlamentar.
Na Bahia, por exemplo, a professora Luzia Mota foi eleita nova reitora do Instituto Federal da Bahia (IFBA), com mais de 32% dos votos, e até o momento o MEC não ratificou sua nomeação, preferindo manter um reitor pró-tempore. “O sentimento da comunidade é de insegurança em relação ao futuro. A instabilidade criada com a protelação da nomeação, em conjunto com o problema do contingenciamento orçamentário, tem impactado negativamente as atividades desenvolvidas pelo IFBA em toda Bahia”, afirma a reitora eleita.
A audiência contará com a presença de representantes da Andifes, Fasubra, Andes, Proifes, Sinasefe e UNE.
SERVIÇO:
Audiência Pública sobre a nomeação de Reitores de Universidades e Institutos Federais
Data/Horário: terça-feira, dia 08 de outubro, às 10h
Local: Plenário 10 – Anexo II da Câmara dos Deputados