Uma estação de trem foi alvo de um ataque com mísseis em Kramatorsk, no Leste da Ucrânia, nesta sexta-feira (8). A empresa ferroviária estatal estima que ao menos 30 pessoas morreram e outras 100 ficaram feridas no local. Kramatorsk fica na região de Donetsk, onde há separatistas russos que apoiam a invasão militar iniciada em 24 de fevereiro.
Questionado pela Reuters, o prefeito da cidade disse que havia cerca de 4 mil pessoas no local. A maioria era de idosos, mulheres e crianças. Por meio da agência de notícias RIA, o Ministério da Defesa da Rússia negou a autorida do ataque.
O governador da região, Pavlo Kyrylenko, compartilhou em seu canal no Telegram que a polícia e equipes de resgate estão na estação e que aos menos dois mísseis atingiram o local onde “havia milhares de pessoas” tentando fugir para regiões mais seguras.
Nesta quinta-feira, a Reuters informou que três trens que transportavam ucranianos foram bloqueados na mesma região após um ataque aéreo na linha.
Negociações
Depois de concordar em reduzir a ofensiva em Kiev e arredores, a Rússia está reagrupando forças de várias partes da Ucrânia para retomar com mais vigor a campanha no Leste do país. Nesta quinta-feira, o governo de Vladimir Putin lançou acusações contra a delegação diplomática do governo ucraniano, alegando que Kiev alterou sua posição sobre cláusulas previamente acordadas.