Teerã é tecnicamente capaz de fabricar bomba nuclear, mas ainda não decidiu se vai construir uma, disse um assessor sênior do líder supremo do Irã, Ali Khamenei, ao serviço árabe da Al Jazeera neste domingo (17).
“Em poucos dias conseguimos enriquecer urânio em até 60% e podemos facilmente produzir urânio enriquecido em 90%… O Irã tem os meios técnicos para produzir uma bomba nuclear, mas não houve decisão do Irã de construir uma”, disse Kamal Kharrazi, conforme a AFP.
Em 2018, o ex-presidente dos EUA, Donald Trump, abandonou o acordo nuclear de Teerã costurado com potências mundiais. Pelo acordo de 2015, o Irã restringiria os trabalhos de enriquecimento de urânio, um caminho potencial para armas nucleares, em troca de alívio das sanções econômicas.
As negociações indiretas entre o Irã e o governo do presidente dos EUA Joe Biden, que visam trazer Washington e Teerã de volta ao cumprimento do pacto nuclear, estão paralisadas desde março.
Kharrazi disse que Teerã nunca negociaria seu programa de mísseis e política regional, conforme exigido pelo Ocidente e seus aliados no Oriente Médio.